Bentô Cake: mini bolo que é sucesso na internet já movimenta setor de confeitaria em Blumenau

Confeiteiras da cidade comentam sobre a atual demanda e características específicas do novo doce

Com humor e recheado de doçura, o chamado Bentô Cake vem conquistando o coração e o paladar das pessoas ao redor do mundo. Em Blumenau não é diferente, a febre dos bolos que viralizaram na internet está movimentando o setor de confeitaria da cidade.

Com origem asiática, o termo japonês ‘bentô’ significa porções de comida levadas para a viagem. Aqui no Brasil, as populares marmitas. Apesar de a origem ser japonesa, foi na Coreia do Sul que a sobremesa ganhou popularidade.

O fenômeno do bolo na marmita explodiu no Brasil no final de 2021, quando as frases engraçadas acompanhadas do bonequinho Flork ganharam o público nas redes sociais.

Bentô Cake feito pela confeiteira Samara Bonacin, proprietária da Dolce Amore Bolos. Foto: Redes Sociais.

Demanda em Blumenau

Letícia Lima é uma confeiteira de 26 anos e moradora de Blumenau, que recentemente decidiu começar a produzir os bolos da moda e divulgar em seu Instagram. Ela conta que na primeira publicação que fez divulgando o doce, conseguiu cinco encomendas em apenas três horas.

A confeiteira revela ter uma relação de anos com a cozinha, uma vez que o ambiente é o “ponto de encontro” de sua família. Mesmo assim, Letícia confessa ter ficado surpresa com o resultado rápido da publicação: “Eu não esperava que tivesse uma aceitação tão legal”.

Confeiteira Letícia Lima. Foto: Arquivo Pessoal.

Samara Bonacin é uma confeiteira de Blumenau e proprietária da Dolce Amore Bolos. Atualmente, ela afirma que a maioria dos pedidos que recebe são de bentô cakes. “No início, muitos clientes diziam que estavam procurando esses bolinhos há muito tempo, mas não encontravam ninguém aqui em Blumenau que fizesse”, conta.

Samara também vende os doces através do Instagram. Em outubro de 2021 ela aprendeu a receita e fez o primeiro bentô cake. Desde então, não parou de postar os mini bolos nas redes sociais. Quatro meses depois, em fevereiro de 2022, ela revela ter uma média de 150 pedidos no mês.

Por que viralizou?

A confeiteira Samara acredita que o que diferencia este bolo dos outros doces é o tom engraçado e afetivo que o produto carrega. “Estamos em uma fase pesada com a pandemia, e as pessoas estão carentes de boas emoções. O bentô cake é o tipo de produto que te faz rir. Percebo que meus clientes procuram por uma lembrança que traga afeto, envolva sentimento, mas através de algo engraçado”.

Para Letícia, o mais interessante dos bentô cakes é que eles modificaram a visão que as pessoas possuíam de que bolos decorados são apenas para aniversários ou ocasiões especiais. Afinal, atualmente os bolinhos são muito utilizados apenas como uma lembrança para alegrar o dia de alguém.

A confeiteira ainda diz que a simplicidade é o ponto alto desses bolinhos, e que por conta dos memes e frases engraçadas, eles se tornam ainda mais “instagramáveis”, o que chama a atenção das pessoas.

Momentos especiais

Apesar de o bolo servir como uma representação singela de afeto, a confeiteira Samara compartilha que já fez vários bentô cakes para ocasiões impactantes, como, por exemplo, para anunciar uma gravidez a alguém.

Ela explica que se envolve com as histórias e sempre deseja passar a emoção através do produto. Ela diz que é muito emocionante poder participar, de alguma forma, de momentos assim e marcar a vida de pessoas com seus bolos.

Produção e valor

De acordo com Samara, o tempo de forno para um bentô cake é quase o mesmo que o de um bolo grande, além de o tempo para fazer os recheios e de preparo da massa na batedeira também serem muito próximos. No entanto, ela alega terminar um bolo maior mais rápido que o bentô, e explica que isso se dá devido à necessidade de maior concentração que o doce demanda.

O Bentô Cake possui uma área de 10cm de diâmetro para escrever e desenhar, por isso, é preciso mais atenção do confeiteiro no dimensionamento de espaço.

“Quando temos uma área menor para trabalhar, o cuidado é redobrado. O bolo pequeno é assim. Por isso que eu, Samara, coloco os enfeites com uma pinça, para que fique em locais estratégicos e não caiam todos no mesmo lugar. O intuito é tentar fazer uma decoração limpa”, explica a proprietária da Dolce Amore.

Atualmente, o valor cobrado por Samara para a produção de um bentô cake é de R$ 42. Ela afirma que no mercado não é toda confeiteira que aceita produzir esse tipo de bolo, uma vez que é mais trabalho para um lucro menor. Porém, ela ressalta que o fluxo de produção é maior, e oferecer opções de bolos pequenos facilita muito para alguns clientes.

Bolo feito pela confeiteira Samara Bonacin, proprietária da Dolce Amore Bolos. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Moda passageira?

Quando questionada acerca da durabilidade da nova tendência, Letícia afirma acreditar que permanecerá em alta no mercado, principalmente por trazer a customização como foco principal, já que os bolinhos podem ser personalizados com aquilo que a pessoa desejar.

A confeiteira Samara acredita que a tendência do bolo pequeno com as frases engraçadas irá continuar, porém, não possui a mesma expectativa em relação ao bonequinho Flork – personagem do meme que ilustra a maioria dos bolos.

Em uma analogia com o setor têxtil, Samara diz que provavelmente será necessário se reinventar futuramente. “Vivemos em uma região voltada para a moda. Agora imagine se todas as indústrias têxteis e confecções tivessem medo de fazer uma roupa porque logo sairá de moda. Em todo seguimento, o importante é se reinventar quando a moda passa”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo