X
X

Buscar

Bicampeão mundial de acordeão, músico de Blumenau fará turnê na China

Gustavo Almeida fará duo com violonista de Nova Trento

O acordeonista de Blumenau, Gustavo Almeida, bicampeão mundial de acordeão, fará uma turnê na semana que vem. Ele embarca neste sábado, 25, com destino ao país asiático, onde realizará uma série de apresentações solo e também em dupla, com o violonista e compositor Rodrigo Erbs, morador de Nova Trento.

Nas apresentações em duo, os músicos vão visitar as cidades de Shanghai e Ningbo, onde participarão do “Shanghai Spring International Accordion Festival”. Serão cinco apresentações entre os dias 28 e março e 5 de abril, com a mistura do acordeão com violão de sete cordas. O repertório se destaca pela música brasileira, como baião, forró e choro.

Nos dias seguintes, Gustavo Almeida também realizará suas apresentações em solo de acordeão. Essa será a terceira vez que ele visitará a China. Nas duas últimas oportunidades, foram durante as competições mundiais, na qual ele se tornou bicampeão.

“A turnê surgiu através da associação dos acordeonistas e musicos de Shangai. Fiz esses contatos nas duas últimas vezes que fui pra China. E agora que retornará o festival após a pandemia, vamos mostrar um pouco da música brasileira para eles”, contou Almeida.

Além dos títulos, Gustavo Almeida também é professor no projeto Fábrica de Gaiteiros, em Blumenau.

Conheça a história do acordeonista

Natural de Capinzal, no oeste de Santa Catarina, Gustavo Almeida recebeu de presente o primeiro mini acordeão com dois anos. Como o pai, o avô e tios eram músicos, ele desde sempre conviveu ao lado de acordeonistas e a brincadeira preferida era “tocar” o instrumento. O tempo foi passando e aos seis anos a família se mudou para Blumenau. Aos 10 anos ele começou oficialmente a aprender e praticar em aulas de música, principalmente as gaúchas, preferidas da família.

Com 12 anos ele foi levado pelo pai à Brusque, onde teve aulas com o músico Bruno Moritze começou a aprender a ler partituras. “Foi aí que dei um salto maior. Com a partitura tu abre um universo de possibilidades. Deixei um pouco a música gaúcha e parti mais pro forró, pro choro, pra música clássica”, conta Gustavo.

A partir daí o garoto não parou mais e começou a se destacar. Tudo foi acontecendo rapidamente. Iniciou as participações em competições regionais e nacionais e se não vencia, ao menos ficava entre os melhores “Com 14 anos participei de rodeios, concursos e festivais. Na maioria fiquei em primeiro lugar”.

O músico já perdeu a conta de quantos campeonatos venceu pelo país e mundo. Foto: Jotaan Silva

Com o destaque nas competições, os vídeos foram subindo nas redes sociais e aos 16 anos recebeu uma mensagem de um músico italiano pelo Facebook. Antonio Spaccarotella convidou Gustavo para participar de um campeonato mundial de acordeão, na Rússia, representando a escola dele. Após dois meses e meio de estudo na Itália, viajou para o maior país do mundo e na primeira competição mundial se tornou campeão na categoria júnior.

Desde então foram mais seis títulos internacionais em quatro países do mundo (Itália, Rússia, Portugal e Alemanha) até chegar ao mundial da China (Coupe Mondiale de Accordion), em agosto de 2019. Comprovando o talento nato, foi novamente campeão, agora na categoria virtuoso sênior e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar títulos mundiais como júnior e sênior.


– Assista agora:
Ex-prefeito de Blumenau, Dalto dos Reis, conta a história da primeira Oktoberfest e desafios das enchentes de 83 e 84