Bicentenário de Fritz Müller: celebração tem homenagens e chamamento público para revitalização do Museu
Homenagens aconteceram nesta quinta-feira
A Prefeitura de Blumenau promoveu na manhã desta quinta-feira, 31, uma série de atividades junto ao Museu Müller em homenagem aos 200 anos do nascimento do naturalista e pesquisador, Fritz Müller.
O prefeito Mário Hildebrandt, acompanhado pela vice-prefeita, Maria Regina Soar, abriu as homenagens com a assinatura do documento que oficializa a intenção de Blumenau em se tornar cidade irmã de Erfurt, que é a capital do Estado de Turíngia, na Alemanha.
A abertura contou também com a presença do corpo de secretários municipais, além de convidados ilustres, como o cônsul-geral da Alemanha, Dr. Milan Andréas Simandl; cônsul honorária da Alemanha em Blumenau, Dra. Susanne Klemz Adam.
Além do cônsul honorário do Reino Unido em Santa Catarina, Michael Delaney e o pesquisador Luiz Roberto Fontes. Celebrando as homenagens ao naturalista, presença da tataraneta de Fritz Müller, Sra. Melita Bona.
Homenagens
Na cerimônia, a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau entregou aos convidados ilustres certificados “Amigo da Cultura” pela passagem do Bicentenário do naturalista. A Comenda “Mérito Cultural de Blumenau” também foi entregue ao pesquisador Dr. Luiz Roberto Fontes e à bisneta de Fritz Müller, Melita Bona.
Dois artistas envolvidos com as questões culturais da cidade, em especial relacionadas à Fritz Müller, também receberam homenagens. Reynaldo Wilmar Pfau, interpreta o personagem Fritz Müller e o artista plástico Luiz Bernardes, compôs a obra de arte instalada no jardim do museu e no Mausoléu da Família Müller.
Revitalização do Museu
Entre os destaques no evento, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separc), o prefeito oficializou o chamamento público para a revitalização do Museu Fritz Müller, com o objetivo de convidar organizações sociais interessadas em apresentar propostas para a gestão museológica do local, que fica na Rua Itajaí, 2195, no bairro Vorstadt.
Por meio de edital, a proposta é de transformar o museu em um centro de referência para a memória da história natural, bem como à memória do naturalista alemão e busca desenvolver formas inovadoras de utilização do espaço, ampliando seu alcance de atração de visitantes, com foco no fortalecimento do turismo em Blumenau. A execução do acervo deve seguir os termos definidos por Plano Museológico.
Por meio deste equipamento será possível promover parcerias acadêmicas nacionais e internacionais, com foco na evolução da história natural e no legado de Fritz Müller para o naturalismo, em especial com a Universidade de Cambridge e a “Down House”, casa museu do naturalista Charles Darwin, ambas na Inglaterra.
Além disso, busca fomentar ações que envolvam a participação da comunidade de Blumenau nas atividades, em especial de escolas públicas e privadas.
Assim como a área interna do museu, pretende-se a promoção de exposições também nos jardins, considerando sua estrutura física, cultural, conceitual e histórica. O Rotary Club de Blumenau se comprometeu a revitalizar o jardim do museu, incluindo restaurar e reativar a estação de energia e aquecimento solar.
“O museu tem potencial de ser um dos principais locais destinados às ciências naturais do mundo, dada a importância de Fritz Müller para os estudos nesta área”, destaca o secretário de Turismo e Lazer e Parcerias e Concessões de Blumenau, Marcelo Greuel.
Prazos e valores
O prazo para gestão museológica do museu por meio de Termo de Parceria, é de até 60 meses, contados a partir da assinatura do contrato, prorrogáveis pelo mesmo período em comum acordo entre as partes, cujas condições estarão dispostas posteriormente. O valor máximo para as propostas de requalificação do museu é de R$ 750 mil reais.
As organizações sociais interessadas em participar do chamamento público terão prazo de até 45 dias corridos, contados a partir da publicação do presente chamamento no Diário Oficial do Município, para entrega da documentação solicitada, com entrega prevista na Secretaria de Administração de Blumenau.
A abertura contou também com a presença do corpo de secretários municipais, além de convidados ilustres, como o cônsul-geral da Alemanha, Dr. Milan Andréas Simandl; cônsul honorária da Alemanha em Blumenau, Dra. Susanne Klemz Adam; cônsul honorário do Reino Unido em Santa Catarina, Michael Delaney e o pesquisador Luiz Roberto Fontes. Celebrando as homenagens ao naturalista, presença da tataraneta de Fritz Müller, Sra. Melita Bona.
Confira a programação do Bicentenário:
Intervenção artística de Luiz Bernardes
Local: Piso térreo externo prefeitura de Blumenau (Praça Victor Konder, 2)
Horário de visita: todos os dias até 30 de agosto, das 8h às 20h
Até 21 de abril
Exposição – O Sábio mais modesto
Local: Museu de Arte de Blumenau – Sala Elke Hering (Rua XV de Novembro, 161)
Informações: 3381-6176
31 de março, às 20h: abertura da Exposição Fritz Müller – 200 anos, com obras de Luiz Bernardes, Yara Guasque, além de acervos cedidos por particulares e instituições parceiras
Palácio Cruz e Sousa – Museu Histórico de Santa Catarina (Praça XV de Novembro, 227 – Centro – Florianópolis)
Visitas: segundas-feiras, das 13h às 17h, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, das 10h às 14h
31 de março, às 20h: Reunião Festiva do Rotary Club de Blumenau Fritz Müller
Instituição da Comenda “O Príncipe dos Observadores”
Homenageado: professor Lauro Eduardo Bacca
Local: Rua São Paulo, 2.499 – Blumenau
2 de abril, às 10h: Exposição “De repente extraordinária”
Local: Praça Portugal, Beira-Mar Norte
Curadoria: Paula Gargioni
3 de abril, às 9h: Culto na Igreja Luterana Espírito Santo Comunidade Blumenau Centro, seguido de homenagem no jazigo da Família Müller
3 de abril, das 9h às 12h: Ações culturais na Rota de Lazer em homenagem a Fritz Müller (Rua XV de Novembro – Blumenau)
4 de abril, das 8h às 20h: Exposição “Fritz Müller – 200 anos”
Local: Câmara Federal em Brasília, Anexo I
Autor: Luiz Bernardes
4 de abril, às 20h: Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Palácio Barriga Verde (Rua Doutor Jorge Fontes, 310 – Florianópolis)
Sessão conjunta com a prefeitura de Florianópolis, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Academia Catarinense de Letras, Instituto Carl Hoepcke, Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin, Grupo Fritz Müller – Comissão Municipal de Florianópolis e prefeitura de Blumenau
Junho
Lançamento da 3ª edição do livro Para Darwin, com tradução de Luiz Roberto Fontes e Stephano Hagen, revista e ampliada
Realização de dois Simpósios comemorativos do bicentenário de nascimento de Fritz Müller: Fritz Müller em Desterro, em Florianópolis, e Caminhos de Fritz Müller, em Blumenau
A programação está sujeita a alterações
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: