Blumenau atualiza casos de Covid-19 na cidade e nas escolas
Na última semana, 28 pessoas foram contaminadas na rede educacional
Blumenau divulgou nesta sexta-feira, 30, o boletim diário da contaminação de Covid-19 na cidade e também os dados semanais da contaminação do vírus na educação. Nas últimas 24 horas, 60 novos casos da doença foram registrados no município.
Desde o início da pandemia, 64.669 pacientes já passaram pelo sistema de saúde blumenauense. Destes, 632 não sobreviveram, 63.695 já passaram do período de quarentena e 332 estão em tratamento.
Atualmente há 295 pessoas em isolamento domiciliar. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 247.033 testes para Covid-19. Nas últimas 24 horas foram processados 512 exames.
Leia também: Morador de Blumenau morre por AVC e mãe acredita que vacina contra Covid-19 foi responsável
As UTIs estão com 33,3% dos leitos ocupados, com 18 blumenauenses e quatro pacientes de outras cidades. Já em enfermaria são 19 pacientes de Blumenau e quatro de outros municípios, com taxa de ocupação de 13%.
Coronavírus na educação
Entre os dias 23 e 27 de agosto, 18 instituições de ensino foram atendidas pela prefeitura de Blumenau. Neste período, cinco professores, dois trabalhadores e 21 alunos tiveram diagnóstico positivo de Covid-19.
Os dados da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) incluem profissionais e estudantes da rede pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino.
Dos 37 mil alunos da rede municipal, apenas nove estudante tiveram diagnóstico positivo para o vírus – equivalente a 0,02%. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACT´s da rede municipal de ensino, apenas três tiveram diagnóstico positivo – o que representa 0,09%.
De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira.
Vacinação
Nas últimas 24 horas foram aplicadas 1.893 vacinas da primeira dose (225.575 até o momento) e 1.747 da segunda dose ou dose única (109.044 imunizados até o momento). O agendamento para o público acima dos 18 anos foi reaberto nesta segunda-feira, mas as vagas já foram preenchidas.
O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a Prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.