Blumenau celebra a resiliência e a cultura na Oktoberfest
Evento tradicional promove recuperação econômica em meio a desafios
Luciano Machado Felizardo
Blumenau e vale europeu, uma região que abraça suas raízes culturais e se destaca entre outras demandas por sua vibrante Oktoberfest, que recentemente passou por adversidades significativas com as enchentes que afetaram e ainda afetam a nossa região. Em meio a esses desafios, nossa comunidade declara resiliência e determinação, e a celebração anual da Oktoberfest provou ser um farol de esperança e recuperação econômica.
A resiliência e a força da nossa região foram igualmente evidentes na determinação do governo municipal em manter a realização da 38º Oktoberfest, a decisão de seguir em frente com o evento não foi tomada levianamente, mas levando em consideração não apenas as tradições culturais que tanto valorizamos, mas também a importância econômica vital para nossa região.
Como bem sabemos, a Oktoberfest envolve direta e indiretamente cerca de 6 mil pessoas e famílias, e serve como um impulsionador essencial para a nossa rede hoteleira, gastronômica, cultural, transporte de pessoas e todos os equipamentos ligados ao turismo. Segmentos esses que foram duramente afetados pela pandemia da COVID-19, sendo a realização da Oktoberfest um sinal de esperança e recuperação para muitos.
Além disso, a Oktoberfest desempenha um papel significativo na promoção de todo Vale Europeu como um destino turístico de destaque, atraindo visitantes de todo o Brasil e até mesmo de outros países. Isso, por sua vez, estimula o comércio local e contribui para o desenvolvimento contínuo do Vale Europeu Catarinense.
A Oktoberfest 2023, com sua atmosfera festiva e alegre, representa mais do que apenas um evento anual, é um símbolo de nossa cultura, identidade e resiliência. Com a realização bem-sucedida deste evento em um período desafiador, Blumenau envia uma mensagem de esperança e recuperação para todos os cantos do Brasil.
À medida que nos reunimos mais uma vez para celebrar a Oktoberfest, devemos lembrar que nossa capacidade de superar obstáculos está intrinsecamente ligada à nossa união como comunidade. A Oktoberfest não é apenas uma festa; é uma expressão de quem somos e do que podemos alcançar quando nos unimos em prol de um objetivo comum.
Blumenau e Vale Europeu, uma região resiliente e culturalmente rica, que permanece firme, celebrando a vida e a superação em um dos momentos mais desafiadores de sua história recente. E, em meio a essas celebrações, olhamos para um futuro mais brilhante, onde nossa região continuará a prosperar, reforçada por sua comunidade unida e pela Oktoberfest que tanto amamos.
Luciano Machado Felizardo
Presidente
Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau
“Como empresário, diretor do Convention, morador e nascido em Blumenau, me sinto extremamente confiante e confortável com a retomada da Oktoberfest, a cidade respira oktober, muitos dependem deste evento, as tomadas de decisões feitas pelo poder público foram assertivas e o prolongamento do evento com interesse de reativar a economia do período será de grande valia! Blumenau supera diversos desafios e esse será mais um, temos muita festa ainda pela frente, e devemos valorizar e muito a nossa cidade e a nossa festa.” Relato do empresário Jonathan Benkendorf, Refúgio Patagônia.
“Como profissional do transporte, tive a oportunidade de conduzir passageiros de cidades vizinhas, como Brusque, Indaial, Timbó e Balneário Camboriú até Blumenau, para prestigiarem da 38º Oktoberfest. A festa não apenas celebra a cultura germânica, mas também promove um movimento econômico significativo, servindo como importante impulsionador econômico para as cidades da região, destacando sua relevância além da diversão e das tradições culturais.” Relato do Sr. Celtito Geraldo, empresário do ramo de transporte
“O Norden vem a público colocar sua opinião em relação a realização da Oktoberfest.
Esse assunto jamais deveria ser colocado em discursão. A Oktoberfest é o principal impulsionador do turismo local. A economia necessita da Oktoberfest. Cervejarias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, motoristas de aplicativos, taxistas, guias turísticos, entre outros. Poderíamos aqui listar mais de 50 itens relacionados à Oktoberfest. A cidade não pode jamais abdicar da festa . Pois nesses 38 anos de existência, a Oktoberfest colocou o nome de Blumenau no topo dos destinos turísticos nacionais. É irresponsável quem faz mídia negativa, ou que criar pânico em turistas. Todas as ações que forma tomadas na cidade, foram responsáveis e visando sempre a segurança de todos (turistas, moradores, e pessoas envolvidas na Oktoberfest). Resiliência e determinação são qualidades próprias dos cidadãos blumenauenses.
Viva a Oktoberfest. Viva Blumenau.” Maico Tierling Krutzsch Kasmirski, proprietário Norden Bar & Biergarten Blumenau
“Estamos felizes que o tempo resolveu colaborar com a nossa festa. Uma chuva ou outra que não preocupa.
Mesmo assim, o que nos preocupa são os alarmistas de plantão. Numa pequena lição de geográfica, queria dizer que nosso querido estado de Santa Catarina é pequeno área mas muito grande na sua largura. São mais de 500 km em linha reta. Para se ter uma ideia, em 500k ao norte chego de Blumenau até a divisa de São Paulo com Rio de Janeiro. Ao sul vou além de Porto Alegre no Rio grande do sul e a Oeste chego na Argentina. Para completar, a Leste temos o nosso Oceano Atlântico, a 50 km de Blumenau com suas lindas praias.
Enfim, quando a TV alarmista fala de chuva torrencial, tempestade, enchente, barragem transbordando e tudo de ruim peço que analisem onde está isto acontecendo em nosso estado. As aguas que caem em Chapecó vão para a Argentina e nunca causarão enchente em Blumenau. Nosso rio Itajaí segue comportadinho, dentro de sua calha. Isto tudo meus queridos é so para dizer que nossa Oktobefest segue firme e forte, com a alegria contagiante do sorriso catarinense, da gastronomia e belezas daqui. A vila germânica é enorme e mesmo com chuva abriga todo mundo, tendo shows, dança, rica gastronomia e para quem gosta o choope gelado sempre.
Enfim. Blumenau lhes aguarda com todo carinho. Temos ainda aqui no Hotel Pousada XV disponibilidade para meio de semana. Convide os amigos e venha em busca de alegria e belas lembranças.
Grande abraço a todos.” Relato de Sidnei e Maria Hulda Gerentes do Hotel Pousada XV
“A Oktoberfest é um evento, uma festa muito importante para a cidade, para a economia da cidade, e acho que para todo o Vale Europeu e litoral, por que quem vem para a oktober, muitas das vezes fica hospedado em Balneário Camboriú, frequenta o Beto Carrero World, Pomerode, Brusque, Timbó, Indaial, então toda região do médio até o baixo vale e litoral são beneficiados pela nossa festa. Tanto que tem muitas outras festas que acontecem na mesma época que a oktober, devidamente para aproveitar o nicho e atrair mais turistas.
A Oktoberfest como todos já sabem foi criada com o intuito de reconstruir a cidade devido as enchestes de 83 e 84, porém marcou a economia da cidade. Na minha visão que estou ali no hotel, no centro da cidade, tanto os hotéis como o comércio em geral dependem muito da festa, pois nos últimos anos devido o pós pandemia, a fase do comércio está muito ruim, devido a essa fase, muitos esperam pela festa para desafogar, se a festa não vai bem, esses segmentos acabam não indo bem também.
Além disso, a festa ainda contribui para as companhias áreas, transporte executivo, aplicativos como uber, taxistas, enfim, é bom para todos, pois a economia gira devido a quantidade de pessoas que vem. Eu como trabalho em hotel, sei que muitos hospedes durante o dia visitam as cidades vizinhas, girando a economia destas cidades. Acredito que se Blumenau não tivesse a Oktoberfest, muitos comércios fechariam as portas, dependemos muito dessa festa.” Relato do gerente de contas, equipe comercial da Rede Plaza, Plaza Blumenau, Claudemir.