Blumenau deverá decretar emergência após resultado dos fortes ventos desta terça-feira
Haverá ainda um levantamento definitivo dos danos para encaminhar o pedido a ser homologado pelo estado
O prefeito de Blumenau confirmou que o município deverá decretar situação de emergência após as diversas situações que ocorreram por ocasião dos fortes ventos e chuva desta terça-feira, 30. Ele explicou, porém, que ainda será realizado um levantamento definitivo para tomar esta decisão.
Mário Hildebrandt (Podemos) fez esta afirmação durante a transmissão ao vivo desta quarta-feira, 1. Segundo ele, primeiramente o decreto de emergência deverá ser homologado pelo estado.
Quedas de árvores, vias fechadas, casas destelhadas. Se você não presenciou algum dos estragos do temporal que passou pelo Vale do Itajaí nesta terça-feira, 30, certamente recebeu fotos e vídeos no seu celular.
Na manhã desta quarta-feira, a Defesa Civil de Blumenau contabilizou 125 ocorrências no município. Parte delas foram atendidas pela Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), com auxílio do Corpo de Bombeiros e também da Seterb.
As duas mais graves ocorreram no bairro Escola Agrícola. A Associação Blumenauense de Acolhimento a Criança e ao Adolescente (Abam) foi atingida por queda de árvore e destelhamento. Já o Asilo São Simeão teve a ala feminina de enfermaria destruída por destelhamento e queda de galhos de árvores.
Ainda na noite de terça, diversas vias foram desobstruídas. Entre elas estão as ruas Progresso, Itajaí, Antônio Treiss, Ribeirão Schelters, Werner Duwe, Franz Muller, Samuel Morse, 4 de fevereiro, Hermann Hering, Da Glória, Bruno Schreiber e Guilherme Scharf.
De acordo com a Seurb, há muito trabalho a ser realizado nesta quarta-feira, especialmente o recolhimento, de árvores e galhos, que foram removidos das vias. A Defesa Civil continua atendendo aos chamados de emergência por meio do telefone 199, que funciona 24h por dia.
Também está sendo feita a entrega de lonas para os atingidos, até agora cerca de 200 kits foram entregues. A Defesa Civil alerta a população para os perigos no momento em que faz manutenção na cobertura de casas e comércios que foram destelhados. Levando em consideração que a parte estrutural é feita de madeira, havendo um desgaste natural ao longo dos anos, pode estar comprometida e causar acidentes.