Blumenau disponibiliza pré-cadastro para pessoas interessadas em parar de fumar
Após o cadastro, uma equipe da Prefeitura irá entrar em contato por telefone
Nesta segunda-feira, 31, é comemorado o dia mundial sem tabaco. Entre as comemorações, a Prefeitura de Blumenau disponibilizou um pré-cadastro para aquelas pessoas que querem parar de fumar.
A ação vai permitir que a equipe do Programa de Controle do Tabagismo identifique interessados e possa desenvolver tratamento adequado, com metodologia pautada em evidências científicas.
Os moradores de Blumenau que tiverem interesse podem fazer pré-cadastro que ficará aberto durante os próximos 15 dias, no link ou também através de um banner no site da Prefeitura. Uma equipe entrará em contato por telefone para orientar sobre as ações do Programa de Controle do Tabagismo. Aqueles que tiverem dúvidas procurar a unidade de saúde de sua referência para mais informações.
Tabagismo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo mais de 7 milhões dessas mortes causas diretas do uso, e cerca de 1,2 milhão é resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, 428 pessoas morrem por dia devido à dependência a nicotina, principalmente pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica.
A coordenadora municipal do Programa de Controle do Tabagismo, Danielle Monllor, comenta que o uso do tabaco pode gerar possível comprometimento da capacidade pulmonar.
“As pessoas que possuem o hábito de fumar podem ter a saúde prejudicada ao longo dos anos. Neste momento, em que se fala muito sobre síndromes gripais, esse público tem ainda mais chance de desenvolver sintomas graves da Covid-19”, salienta.
Em Blumenau, o Programa de Controle do Tabagismo conta com equipe capacitada para atuar junto às unidades de saúde. Entre agosto de 2020 e abril de 2021, foram capacitados 61 servidores com objetivo de ampliar a oferta do tratamento contra o tabagismo na cidade. Segundo a OMS, o uso do tabaco é a principal causa evitável de morte no mundo.