Blumenau é a terceira cidade do estado com mais casos de estelionato em 2021
Casos relacionados ao WhatsApp são os recordistas em todo estado
Santa Catarina registrou um aumento de 85% no número de estelionatos no estado em 2020, na comparação a 2019. Os dados foram divulgados após uma pesquisa realizada pela Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP-SC), que apontou os casos envolvendo clonagem e duplicação de contas do WhatsApp como principais puxadores deste crescimento acentuado.
Ao todo, em 2019, foram registrados 26.283 casos de estelionato no estado. Já em 2020, os números saltaram para 48.728 crimes que resultaram em boletins de ocorrência. Esse crescimento acentuado vem sendo registrado há anos e vem piorando em 2021.
De janeiro a julho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, os números aumentaram 59%. Enquanto em 2020 foram 23.490 casos em sete meses, neste ano, foram feitos 37.413 boletins de ocorrência pelo mesmo crime.
Em relação aos município, Blumenau é a terceira cidade do estado com mais casos de estelionatos registrados em 2021. Até julho deste ano, foram configurados 2.435 boletins de ocorrência pelo crime na cidade, ficando atrás apenas de Florianópolis (5.011) e Joinville (3.799).
WhatsApp é o principal canal dos criminosos
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de SC, dos três principais tipos de crimes de estelionato registrados no estado, dois são relacionados ao WhatsApp.
O de maior incidência é de clonagem de contas do aplicativo de mensagens, que representa 17,69%. Depois, vem os anúncios falsos de venda de veículos, com 13,27%, e logo atrás a duplicação de contas de WhatsApp, com 12,13%. Ou seja, na soma, 29,82% dos crimes de estelionato em Santa Catarina tiveram relação com o aplicativo.
Grande parte dos golpes utilizando o WhatsApp são os já conhecidos pedidos de empréstimo. O golpista se passa por alguém, utilizando-se do número desta pessoa e começa a solicitar empréstimos ou favores aos contatos.
Mas além do aplicativo de mensagens, a internet ainda é o cenário para outros tipos de golpes que são bastante recorrentes. A pesquisa mostra que o quarto tipo de estelionato mais registrado em Santa Catarina é referente a anúncios feitos na rede (11,13%).
Cabe destacar que a maioria desses casos já são de conhecimento de parte da população, pois são divulgadas em sites pela internet e notícias. Porém, devido ao alto número de tentativas que os golpistas fazem diariamente, as pessoas desinformadas acabam sendo grande parte das vítimas.
Dados do estudo realizado pela secretaria apontam que, caso as vítimas tivessem informações ou conhecimentos relacionados as tentativas de golpe, 97% dos crimes não seriam concretizados.
Por conta disso, o a SSP-SC está lançando a campanha “Não caia em golpes, desconfie sempre”, para levar a conscientização ao maior número possível de catarinenses. O objetivo é mostrar as diversas formas que os criminosos utilizam para enganar as vítimas, através de cartilhas educativas.
“Vínhamos monitorando os casos de estelionato virtual desde o início da pandemia e depois dos estudos realizados pela Diretoria de Inteligência foi confirmado que, neste caso em específico, a ação mais eficaz para diminuir a ação dos criminosos é a informação, por isso a campanha é de extrema importância para prevenir, alertar e informar a sociedade”, destacou o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC, Coronel Charles Alexandre Vieira.