X
X

Buscar

Blumenau é confirmada como sede dos Jogos da Juventude 2024

Cidade voltará a receber a competição depois de cinco anos

A cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude de 2022 não deu início apenas à edição de Aracaju (SE). Ela foi também o pontapé inicial dos jogos em 2024, com o anúncio de Blumenau como sede nesta sexta-feira, 2.

Uma mudança no processo decisório que pretende aprimorar a organização do do evento. “De forma inédita nós abrimos este ano um edital de candidatura para os Jogos da Juventude para 2024 considerando a importância de decidir com antecedência a cidade sede dos Jogos. Até para uma cidade aprender com a outra, para melhorar processos”, explica Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Kenji vai além e destaca que o benefício da previsibilidade não se restringe apenas à cidade sede. “Serve inclusive para que todos entendam o que deve ser feito e possam adequar seus orçamentos. Esta antecedência dá a possibilidade aos Estados de se programarem melhor, já que eles têm a responsabilidade de levar suas equipes para os Jogos. Isso demonstra muito mais profissionalismo da parte do COB, da parte da organização do evento”, afirma.

Assim, a escolha de Blumenau se baseou em dados técnicos submetidos ao longo do processo de candidatura. “Blumenau apresentou as condições ideais para receber os Jogos da Juventude mais uma vez. Já fizemos uma edição lá em 2019, mas agora o setor hoteleiro foi ampliado”, revela.

Para Kenji, Blumenau demonstrou grande capacidade na sua candidatura. Até mesmo aprimorando o que já foi oferecido três anos atrás. “As instalações esportivas foram incrementadas. Recentemente a Prefeitura de Blumenau adquiriu toda a estrutura do Sesi na cidade. Então agora nós temos à disposição na mesma cidade uma piscina de 50 metros, uma pista de atletismo oficial – coisa que em 2019 não havia. Eles estão muito animados em receber os Jogos novamente e o Comitê Olímpico do Brasil acredita que fez uma excelente escolha”, encerra.

Os Jogos da Juventude

O evento multiesportivo organizado pela Área de Desenvolvimento Esportivo do COB tem como objetivo oferecer suporte para as modalidades olímpicas através de ações que visam a formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Desde 2000, os Jogos da Juventude reúnem anualmente mais de 4.500 jovens atletas, de até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país.

Ao todo, 16 modalidades integram o programa dos Jogos da Juventude: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling.

Para assegurar sua presença no evento, os atletas devem estar matriculados em instituições de ensino e participar das seletivas classificatórias organizadas pelas 27 unidades federativas (26 Estados e o Distrito Federal), que contemplam mais de 2 milhões de jovens, de 40.000 escolas e 3.950 cidades brasileiras.