Blumenau é destaque em ranking de melhores cidades para investir no Brasil
A cidade conquistou posições nos setores de serviços e educação
Blumenau foi destaque em dois setores no estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0, produzido anualmente para a revista Exame. Os segmentos econômicos analisados são educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário/construção civil e agropecuária. Os 100 melhores colocados entram na lista.
Blumenau ficou em 39º lugar entre as melhores cidades para investir no setor de serviços. O cálculo levou em consideração quantidade de empregos na área, remuneração, renda do trabalhador do setor, estabelecimentos, banda larga de alta velocidade, empregos qualificados, relação entre os serviços e a administração pública e percentual de empresas grandes. Neste ranking, o primeiro lugar ficou com Florianópolis.
No quesito educação, Blumenau foi considerada a 42º melhor cidade para se investir. Os indicadores foram as matrículas na educação básica (geral e privada), o crescimento de número de escolas de educação básica, a variação no número de alunos por escolas, as matrículas na educação superior (geral e privada), o crescimento do número de estabelecimentos de educação superior, saldo de empregos na área, natalidade, empregos qualificados e concentração de matrículas por área.
A pesquisa foi realizada pela empresa de consultoria e inteligência Urban Systems, que há mais de duas décadas atua realizando pesquisas e estudos em diversos segmentos econômicos, especialmente para negócios imobiliários.