Blumenau é a quinta cidade com maior acervo de processos por violência doméstica de SC
Dados foram divulgados pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC)
Blumenau é a quinta cidade com o maior acervo de processo por violência doméstica de Santa Catarina, apontam dados da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Ao todo, tramitam no município 740 processos criminais de violência contra a mulher, além de inquéritos e medidas protetivas.
Acima de Blumenau estão Florianópolis, com 1.461 ações, Joinville (1.242), Chapecó (1.222) e São José (803).
Medidas protetivas
Até junho deste ano, os magistrados catarinenses já analisaram 11.075 pedidos de medidas protetivas para mulheres, o que representa um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, aponta a AMC.
O número de feminicídios também está crescendo. Em todo o ano passado foram 97 e, apenas nos seis primeiros meses de 2022, já foram registrados 65 casos.
As medidas protetivas são concedidas pelos juízes para garantir o afastamento imediato do acusado, proibindo o contato com a mulher vítima de violência. Todas as 111 comarcas do estado contam com um juiz preparado para atender esses casos com a máxima urgência. Os pedidos de medidas protetivas são analisados e cumpridos em até 48 horas, conforme regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).