Blumenau é selecionada para projeto-piloto de emissão de alertas entre onze cidades
Sistema será usado em situações de extremo risco
Blumenau e Gaspar foram selecionadas entre outras onze cidades brasileiras para participar de um projeto que emite alertas nos celulares sobre situações de extremo risco. O sistema Cell Broadcast dispara por mensagens de texto, em formato pop-up que aparecem na tela, para alertar a população.
Em julho, Defesa Civil de Blumenau, por meio da equipe da diretoria de meteorologia, irá participar de um treinamento piloto interno, quando um alerta demonstrativo será disparado para a população.
“A comunidade de Blumenau e região já tem no aplicativo AlertaBlu uma fonte fidedigna de informação de eventuais riscos, e a possibilidade de termos mais uma forma de chegarmos até o cidadão, com o aviso de alerta, amplia ainda mais a eficácia na disseminação da informação necessária para a preservação de vidas humanas”, destaca o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, em nota oficial.
Como funciona o sistema de alertas
No celular, os alertas seriam emitidos em pop up, portanto, apareceriam acima de qualquer conteúdo ou aplicativo que estivesse sendo usado no momento. As mensagens aparecem conforme o grau da emergência, sendo que, em casos, pode acionar um sinal sonoro no telefone. A tecnologia será utilizada apenas em situações de extremo risco e não irá substituir os modos convencionais de alerta.
O sistema irá mapear e identificar todos os números de celulares ativos na região que tenham sinal 4 ou 5G e que estejam em uma área considerada suscetível ao risco, conforme o estabelecido pela Defesa Civil. As mensagens do Cell Broadcast são recebidas imediatamente para todos os usuários. A ferramenta já é conhecida em países como Estados Unidos e Japão.
A Defesa Civil Nacional escolheu Blumenau e Gaspar como as cidades catarinenses para o projeto-piloto do Sistema Cell Broadcast. As outras cidades que participarão da experiência são Muçum e Roca Sales, no Rio Grande do Sul; Petrópolis e Angra dos Reis no Rio de Janeiro; Indianópolis em Minas Gerais; Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo; São Sebastião em São Paulo e Morretes e União da Vitória no Paraná.
A ação é uma iniciativa conjunta entre o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) e também a Agência Nacional de Telecomunicações.
Leia também:
1. Famosa na internet, Márcia Sensitiva estará em Blumenau
2. Parque Beto Carrero World encerra zoológico após 30 anos
3. Cliente descobre que latoeiro vendeu peças de seu carro para comprar drogas em Indaial
4. Saiba motivo da visita de Michelle Bolsonaro Balneário Camboriú nesta sexta-feira
5. Morre em hospital segunda vítima de explosão em oficina de motos em Itajaí
Veja agora mesmo!
A loja toda de ressaca: Rafa Muller conta histórias da época em que trabalhou com Sargento Junkes: