Blumenau está na seleta lista da categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

Classificação divulgada pelo Ministério do Turismo coloca a cidade entre os 156 destinos mais importantes do Brasil

O Ministério do Turismo divulgou atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e Blumenau alcançou pela primeira vez a categoria A, posição mais elevada na classificação. O Mapa é classificado em cinco níveis, de A a E. A principal cidade do Vale do Itajaí agora integra o seleto grupo dos 156 destinos turísticos mais importantes do Brasil.

Até a última classificação, Blumenau figurava na categoria B, onde estão aquelas cidades com o setor turístico forte, com potencial de crescimento. Para o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, esta evolução no Mapa representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido na cidade nos últimos anos.

“Estar no mais elevado patamar do setor turístico, chancelado pelo Ministério do Turismo, consolida Blumenau como um dos destinos turísticos mais relevantes do país. Isso é fruto do empenho de todos os envolvidos em prol do crescimento do turismo da cidade e, não posso deixar de enaltecer o prefeito Mário Hildebrandt, que sempre apostou no potencial do município, nos dando totais condições para atuar no fomento do setor”, destaca Greuel.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que reúne os municípios que usam o turismo como estratégia de desenvolvimento e reconhece as necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Essa ferramenta é essencial para monitorar o desempenho da economia do turismo nos municípios. Ela também serve como base para políticas públicas e para o direcionamento de verbas federais.

Além de Blumenau, também estão na seleta lista da categoria A: Balneário Camboriú, Bombinhas, Chapecó, Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Itajaí, Itapema, Joinville e Penha.

A entrada de Blumenau na categoria “A” do Mapa é motivada por inúmeros fatores, entre eles o aumento no número de visitantes, geração de empregos e renda para a população, além do crescimento de inscritos no Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur), onde a cidade registrou avanços expressivos, principalmente depois do Decreto Municipal 14.253/22, que condicionou a inscrição dos prestadores de serviços turísticos no cadastro mobiliário do município ao registro ao Cadastur, conforme exige a lei nacional nº 11.771.

À época da criação do decreto, em dezembro de 2022, somente 417 prestadores de serviços estavam cadastrados. Atualmente são 829 registrados de Blumenau no Cadastur, um crescimento de 98,8%. O prefeito Mário Hildebrandt aponta que este crescimento no Mapa passou também por uma decisão importante que foi o decreto do Cadastur, que além de regularizar, também deu mais visibilidade aos estabelecimentos do setor.

“Desde o início da gestão seguimos firme com o compromisso de promover um turismo inovador, diversificado e com geração de emprego e renda, assim consolidando-se como referência no cenário nacional. Passamos de somente a cidade da Oktoberfest, para sermos reconhecidos como a cidade do Natal, da Páscoa, das feiras de negócios, das parcerias público-privadas, dos grandes shows e dos atrativos turísticos, entre outros. Isso tudo faz parte de um trabalho integrado entre a gestão pública, os empresários do setor e a comunidade, que acredita como nós no turismo como propulsor da economia” aponta.

Observatório do Turismo

Criado em dezembro de 2022, o Observatório de Turismo de Blumenau também possui importância estratégica na elevação da classificação no Mapa do Turismo Brasileiro. Isto porque, a ferramenta para o monitoramento e desenvolvimento da atividade turística da cidade trouxe desde a sua criação importantes dados que tem permeado as principais decisões do setor e contribuindo para a gestão mais assertiva tanto do poder público, quanto da iniciativa privada.

O Observatório, que está disponível no site do turismo de Blumenau, consiste no levantamento de dados primários e secundários confiáveis, que são coletados junto ao trade e agentes que fazem parte da cadeia turística. A implementação desta ferramenta é uma das ações do Plano Municipal de Turismo (PMT). No total são 53 atividades monitoradas, divididas em cinco categorias: hospedagem, alimentação, transporte, agências de viagens e atividades culturais, desportivas e recreativas.

O Observatório de Blumenau faz parte da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), que reúne observatórios de turismo de todo o Brasil, com o intuito de fomentar o turismo planejado e gerido com base em dados. Blumenau, inclusive, sediará o Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo em 2025.

Leia também os destaques da semana:
1. Blumenau pode oficializar o título de Reino do Garcia
2. Saiba por que mulher de 102 anos foi homenageada pela Justiça Eleitoral em Blumenau
3. Festa Pomerana 2025: confira quais são as novidades da próxima edição em Pomerode
4. eja valores dos ingressos para o show de Maiara e Maraisa em Blumenau
5. Saiba para onde vão os R$ 4,1 bilhões do orçamento de Blumenau para 2025


Veja agora mesmo!

Queijo Kochkäse é produzido por família há mais de 20 anos na Vila Itoupava, em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo