Blumenau está no roteiro do CNDH para investigar grupos neonazistas, afirma jornal Folha de São Paulo
Investigação no estado acontece nos dias 9 e 12 de abril
Uma investigação sobre o aumento de células neonazistas no estado de Santa Catarina será conduzida entre os dias 9 e 12 de abril por uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), de acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo. Blumenau será uma das cidades a serem investigadas.
Carlos Nicodemos, conselheiro e relator do caso, afirmou em entrevista para a Folha de São Paulo que Blumenau concentra um número desproporcionalmente maior de grupos neonazistas em comparação com o resto do país.
Ele apoia o seu argumento mencionando um levantamento feito pela antropóloga e especialista no tema Adriana Dias que constata que a cidade de Blumenau, com 361 mil habitantes, tem 63 células neonazistas. Em comparação, São Paulo, com 12 milhões de habitantes, tem 96.
Um dos objetivos da investigação será as oitivas, ou seja, ouvir as testemunhas, vítimas, autoridades e especialistas. Vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o CNDH deverá fazer um relatório após a investigação.
Através de uma representação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), foi solicitado uma investigação sobre o crescimento de atividades e células neonazistas no país. Esse documento registrou diversos casos em Santa Catarina, como o uso de símbolos como a suástica.
Em 2022, de acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, foram apreendidas armas, uniformes e bandeiras nazistas, criando uma suspeita de haver grupos neonazistas.
Leia também:
1. Ponte no Centro de Blumenau ficará interditada neste fim de semana para obras
2. Câmara de Vereadores aprova requerimento e Blumenau terá audiência pública sobre homeschooling
3. Timbó vai produzir a maior barra de chocolate do Brasil; saiba mais
4. Homem encontra sua bicicleta furtada sendo vendida em rede social, e vendedor é preso em Blumenau
5. Rota do Enxaimel em Pomerode é eleita uma das mais sustentáveis do mundo
Veja agora mesmo!
As histórias do “Luiz de Orobó”, personagem que marcou o futebol e agora está em Blumenau: