Blumenau fará parte de novo livro de poemas escrito por Viegas da Costa

Livro será lançado nesta terça-feira, 18, de forma online

O blumenauense Viegas Fernandes da Costa, de 44 anos, lançará seu quinto livro chamado Coliseu Tropical na próxima terça-feira, 18, às 19h. O lançamento acontecerá de forma online em uma live no canal oficial da editora Kotter. 

O livro já está disponível para pré-venda. Coliseu Tropical reúne poemas em prosa e caminha sobre as tênues fronteiras entre os gêneros literários para discutir e refletir questões do Brasil.

Divulgação

São manifestadas, de forma poética, críticas contra a superficialidade e o artificialismo da sociedade moderna pela visão do autor e Blumenau é uma das personagens dos poemas encontrados no livro. “Blumenau é um território muito importante porque eu passei praticamente toda a minha vida na cidade. Então há referências à cidade de forma direta e indireta”, explica Costa. 

Coliseu Tropical” reúne as experiências de Viegas trabalhadas no imaginário das cidades que conheceu e viveu.  Os municípios dialogam entre si e com outros territórios em que a alma poética do autor foi desenvolvida. “Em um de meus textos, onde falo do meu primeiro amor, Blumenau se torna personagem real, já que minha experiência foi na cidade”, conta. 

Para o doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná e escritor, Claudecir de Oliveira Rocha, o livro apresenta “poemas que transitam na prosa, na crônica urbana, no microconto poético e no aforismo, mas em todos há uma beleza própria da poesia”, explica.

Viegas é escritor, historiador e professor, atualmente lecionando História no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Autor de obras de crônicas e poemas, em 2015 recebeu o Prêmio Catarinense de Literatura. Coliseu Tropical dialoga com a proposta literária desenvolvida por Viegas em livros anteriores, como Pequeno Álbum (2009) e Sob a Sombra da Tabacaria (2015).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo