Blumenau Futsal: relembre as conquistas da equipe em cinco anos de história

Ex-técnico relembra os melhores momentos da trajetória e presidente fala sobre o futuro da equipe blumenauense

O Blumenau Futsal é um clube profissional com atletas de Blumenau e região. Fundada oficialmente em 19 de abril de 2017, com o objetivo de fortalecer o esporte na cidade, a equipe está escrevendo uma história marcada por muitas conquistas.

Com um título da Copa Santa Catarina e dois dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), o Blumenau Futsal é composto por um painel de 16 atletas, treinados pelo técnico Paulinho Cardoso, que possui passagem pela Seleção Brasileira.

Equipe de 2022. Foto: Sávio James / Blumenau Futsal.

Como tudo começou

De acordo com Xande Melo, técnico da equipe até 2021, a trajetória do Blumenau Futsal iniciou por meio do Torneio de Verão Indaial. No ano de 2015, Marcelo Weber, diretor-executivo da Gráfica 3 de Maio, selecionou atletas para participar da competição e representar a empresa. Naquele ano, já conquistaram o primeiro título no torneio.

Em 2016, a equipe se reuniu para participar novamente da competição. Xande conta que estava em Joinville, atuando como auxiliar técnico do treinador Fernando Ferretti, quando decidiu voltar para Blumenau após 23 anos fora da cidade natal. A partir disso, ele começou a treinar os atletas e, no final de 2016, a equipe foi bi-campeã do Torneio de Verão Indaial.

Blumenau Futsal. Foto: Sávio James / Blumenau Futsal.

Obstáculos no caminho

No final de 2016, a Cia Hering desativou o patrocínio que tinha com o time da Gráfica 3 de Maio. Xande conta que foi um momento tenso para a equipe, uma vez que a empresa os levaria para participar de duas competições de nível nacional e também para o Jasc.

Contudo, apesar de delicado, também foi uma ocasião decisiva para a equipe, que no começo de 2017 conquistou o título de tricampeões do Torneio de Verão em Indaial.

Blumenau Futsal em 2022. Foto: Sávio James / Blumenau Futsal.

Oficialmente Blumenau Futsal

Motivado pelas conquistas do time e também pela notícia de que a equipe vigente que representava Blumenau nas competições de futsal havia deixado de existir, Marcelo Weber teve a ideia de criar o Blumenau Futsal. Então, em abril de 2017, o time oficialmente nasceu.

A organização inicial era composta por Marcelo, presidente da equipe, Xande, o antigo técnico, e Alexandre Jahn, o atual presidente do Blumenau Futsal. A intenção era fazer uma equipe para participar da Copa Santa Catarina, do Campeonato Estadual Adulto e também das eliminatórias para os Jogos Abertos daquela temporada.

A partir disso, a iniciativa foi apresentada para a Prefeitura Municipal de Blumenau e Secretaria de Esportes, e outros possíveis patrocinadores. Logo o time se formou e começou os treinos. A equipe era semi-profissional, ou seja, os atletas trabalhavam e treinavam, e permaneceram assim durante todo o ano de 2017.

Blumenau Futsal na Liga Nacional de 2021. Foto: Sávio James / Blumenau Futsal.

Um belo começo

Apesar de ser um time recente, o Blumenau Futsal apresentou resultados muito bons nas primeiras competições de seu ano de estreia. A equipe venceu a Copa Santa Catarina de Futsal, se classificou para a segunda fase do Campeonato Estadual e conquistaram medalha de bronze no JASC.

Na semi-final da Copa Santa Catarina, o time disputou contra o Joinville, e a final contra a equipe de Mafra. No segundo jogo, foram campeões em casa, no Ginásio Sebastião Cruz, popularmente conhecido como Galegão. Na ocasião, havia um público de mais de 3 mil pessoas.

Final da Copa SC de 2017 contra a equipe de Mafra. Foto: Redes sociais.

2018, o ano da Liga Nacional

No final de 2017, foi decidido que a equipe participaria da Liga Nacional pela primeira vez em 2018. De acordo com Xande, 21 equipes participaram da primeira fase e o Blumenau Fustal ficou em 11º lugar.

Em 2018 a equipe também foi mais uma vez para a semifinal do JASC e ficou em terceiro lugar, além de ter sido vice-campeã da Liga Sul de Futsal.

Blumenau Futsal em competição pela Liga Nacional em 2018. Foto: Redes sociais.

Evasão de jogadores

Posteriormente à Liga de 2018, o Blumenau Futsal acabou perdendo muitos jogadores, devido à boa performance na competição. A evasão dos atletas impactou muito o time, que estava acostumado com uma base de jogadores desde 2016.

Com isso, novos jogadores foram contratados, no entanto, o desempenho não foi tão positivo. Xande conta que tiveram chance de se classificar entre os 16 da Liga Nacional em 2019, mas não conseguiram.

Jogador do Blumenau Futsal. Foto: Sávio James / Blumenau Futsal.

Reascensão do time

Apesar da oportunidade perdida na Liga Nacional, ainda em 2019, a equipe conquistou o primeiro título do JASC.

O antigo técnico do Blumenau Futsal afirma que vencer o JASC foi o ponto máximo da equipe naquele ano. Conseguir o título da competição marcou uma fase de muito desenvolvimento do time após momentos de dificuldade.

“Fizemos uma final emocionante contra o time de Tubarão. Estávamos vencendo por 3 a 1, mas faltando menos de um segundo para acabar o tempo, a equipe de Tubarão conseguiu empatar conosco. O jogo foi para a prorrogação e nós ganhamos de 1 a 0”, conta Xande, relembrando o momento épico.

Comemoração do primeiro título do JASC, em 2019. Foto: Redes sociais.

O atípico ano de 2020

Em 2020 a equipe mudou novamente. Dessa vez, os atletas eram mais novos e formaram o time mais jovem do Blumenau Futsal. Eles quase se classificaram na Liga Nacional, porém, perderam na última rodada. No campeonato catarinense, ficaram em terceiro lugar.

O ano de 2020 foi um ano inusitado para todos e o esporte também foi muito afetado pela pandemia de Covid-19. Naquele ano, não houve JASC e a equipe não conseguiu defender o título de 2019.

Bicampeões dos Jogos Abertos de SC

Em 2021 o time foi novamente campeão do JASC. A equipe também se classificou para a segunda fase e ficou entre os 16 da Liga Nacional. No Campeonato Catarinense ficaram em terceiro lugar.

“Foi um grande resultado vencer pela segunda vez o JASC. A semifinal foi contra a equipe de Jaraguá do Sul e foi um dos melhores jogos nesses quatro anos em que eu dirigi a equipe”, relembra Xande.

Blumenau Futsal. Foto: Sávio James / Blumenau Futsal.

Vaga garantida nas Ligas Nacionais

Ainda em 2021, o Blumenau Futsal realizou mais um grande feito. Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Blumenau e do vereador Egídio Beckhauser, conseguiram garantir a presença do time nas Ligas Nacionais. A vaga foi comprada por quase R$ 750 mil. Com isso, a equipe pode participar da competição todos os anos.

União para além das quadras

Xande relata que durante o período que treinou o Blumenau Futsal, ele passou por alguns problemas pessoais e recebeu muito apoio da equipe. O agora técnico da equipe de Jaraguá do Sul, guarda com muito carinho e orgulho todos os momentos e conquistas dos quatro anos em que vestiu a camisa de Blumenau.

“A gente viveu de corpo e alma com essa equipe. Para mim, foi uma honra muito grande trabalhar com o Blumenau Futsal, principalmente por ser da cidade e começar um projeto do zero.”, enfatiza.

Blumenau Futsal. Foto: Sávio James / Blumenau Futsal.

A realidade em 2022

O ano de 2022 está sendo competitivo e desafiador para o Blumenau Futsal. A equipe disputa o Campeonato Estadual e, no momento, se encontra em quinto lugar. Na Liga Nacional, o time está em último na colocação. Contudo, neste ano, foi registrado o segundo maior público em um jogo da equipe, que contou com 1200 torcedores.

Além do foco nas competições, o Blumenau Futsal também se preocupa com o futuro. A equipe tem até outubro para encontrar recursos para a temporada de 2023 e montagem de uma categoria Sub-20, que neste momento, é primordial para o time, segundo Alexandre Jahn, presidente do Blumenau Futsal.

“Estamos reestruturando o time para buscar uma resposta mais positiva em 2023, mesmo com uma condição financeira mínima que estamos buscando. Caso essa condição não aconteça, temos que buscar outras alternativas, principalmente para a equipe principal, mas isso só o tempo vai nos dizer”, desabafa Alexandre.

*Colaborou Eduardo Luciani

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo