Blumenau ganha primeiro espaço do país destinado à formação continuada de professores da rede pública
O projeto tem o foco na melhoria do ensino nas salas de aulas através do uso da inovação e de tecnologias educacionais.
A sala C-201, no Campus 1 da Universidade Regional de Blumenau (FURB), sediará a partir desta segunda-feira, o primeiro EFEX – Espaço de Formação e Experimentação continuada de professores que atuam nas escolas públicas da região.
O cerimonial de inauguração será às 16h, com a presença do secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, e a equipe da área tecnológica da Secretaria da Educação de Santa Catarina, além presença do reitor da FURB, João Natel, e outras autoridades do estado e professores.
Este espaço é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, a FURB, e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Trata-se de um espaço físico, integrado à rede de ensino, que permitirá ao professor experimentar tecnologias educacionais e, ao mesmo tempo, desenvolver as competências necessárias para aprimorar a sua prática.
A governança deste espaço será compartilhada entre CIEB/SED/FURB, que compõem o Comitê Gestor, cujas atribuições serão regulamentadas por um Termo de Cooperação Técnica. Os demais colaboradores farão parte do Comitê de Parcerias.
Dentre os parceiros encontram-se a UFSC Blumenau; ACIB; SOCIESC; SENAC, FIESC/SESI Blumenau, IFSC; UNIASSELVI e BLUSOFT.