Blumenau inicia vacinação contra a gripe e sarampo sem agendamento; veja quem pode vacinar
Imunização ocorre nas unidades ESF e AGF com sala de vacina ativa
A partir desta segunda-feira, 23, não será mais necessário realizar agendamento para a vacinação contra gripe e sarampo em Blumenau, informou a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). No momento, vacinação está disponível para públicos prioritários que compõem as campanhas.
Agora, basta que o cidadão se dirija até uma unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral da Família (AGF) com sala de vacina ativa, portando documento oficial com foto e carteira de vacinação. A lista com as unidades que possuem sala de vacina ativa está disponível no site da Prefeitura de Blumenau. Por uma questão técnica, o AGF Fortaleza não faz parte das campanhas contra gripe e sarampo.
Público prioritário
Conforme a orientação do Ministério da Saúde (MS), as duas campanhas contra a gripe e o sarampo que iniciaram no dia 4 de abril seguem até o dia 3 de junho para os públicos específicos. Pessoas acima de 12 anos não precisam respeitar intervalo de 15 dias entre aplicação das vacinas contra gripe e Covid-19.
Neste período, podem receber a vacina da Gripe:
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Trabalhadores da saúde;
– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e
de longo percurso;
– Trabalhadores Portuários;
– Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
– Funcionários do sistema prisional;
– População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Já para a vacina do Sarampo, o público prioritário é:
– Trabalhadores da saúde.
– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Vacinação contra Covid-19
Blumenau segue disponibilizando a primeira e segunda dose contra a Covid-19 em adultos e crianças. A aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose) em pessoas acima de 60 anos superou as expectativas e para dar sequência na imunização deste público o município aguarda o envio de novo quantitativo de doses nos próximos dias pelo Governo do Estado.
Na última sexta-feira, dia 20, Blumenau ampliou a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose) em pessoas acima de 60 anos. A dose é destinada àqueles que receberam o primeiro reforço (3ª dose) há mais de 4 meses.
A ampliação do novo público atende a orientação do Ministério da Saúde (MS) por meio da Nota Técnica nº 34/2022. As vacinas utilizadas para a aplicação da 4ª dose podem ser Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, de acordo com a disponibilidade dos municípios.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: