Blumenau já abriu mais empresas em 2021 do que durante todo ano de 2020

Mais de 5 mil CNPJs já foram abertos na cidade neste ano

Os números de aberturas de empresas em Blumenau em 2021 foi 46% maior do que o mesmo período no ano passado. Após uma recessão causada pela pandemia de Covid-19, os últimos meses mostraram um saldo muito acima dos últimos anos.

Até metade de setembro, o número de empresas abertas já ultrapassou o ano de 2020 inteiro. Foram 5.307 novos CNPJs cadastrados na Praça do Empreendedor até o dia 14, contra 4.638 durante o ano passado inteiro. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec)

Em relação ao saldo, que subtrai as empresas fechadas das abertas, o de 2021 beira os 400 negócios. Para fins de comparação, esse número foi de 185 em 2016, 210 em 2017, 221 em 2018 e 265 em 2019. Os aumentos eram tímidos, e foram seguidos por uma queda em 2020 por conta da pandemia, com média de 249. Porém, em 2021, o valor está em 397.

Para o diretor de apoio ao Empreendedor, Rafael Phillipe de Oliveira, o crescimento foi além do esperado. A estimativa para este ano era um crescimento similar a 2019. Para ele, muito do avanço na abertura de novas empresas se deve à flexibilização das medidas sanitárias da pandemia

“Vemos muita abertura de empresas como renda secundária, como prestação de serviços. Na indústria e no comércio também. O crescimento de Blumenau é sustentável por ser de base. Quase 90% dos negócios abertos aqui são de pequenas e micro empresas”, pontua.

Confira o saldo de todos os meses dos últimos três anos:

O momento mais grave foi em abril de 2020, quando 195 empresas fecharam e apenas 207 abriram. Historicamente, o mês costuma registrar uma queda. Porém, no início da pandemia, o saldo foi de apenas 12 CPNJs. Os dados incluem todos os estabelecimentos que atuam como unidades filiais e também as auxiliares no município.

“Esses números são reflexos desse ecossistema que criamos em Blumenau. Temos políticas de fomento para iniciativa privada, oferecermos cursos de capacitação continuada e aderimos ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae”, comenta o diretor.

Outro dado positivo, explica Rafael, é a busca por consultas de viabilidade. Segundo ele, mesmo se a pessoa acabar não abrindo a empresa, mostra o interesse em empreender. O objetivo da Praça do Empreendedor é investir especialmente no ramo da tecnologia.

Como exemplo, ele cita o Centro de Inovação, que poucos meses após ser inaugurado já estava completamente ocupado. Isso facilita o plano de tornar Blumenau um polo tecnológico.

“Esperamos que os números continuem aumentando. Queremos inovar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para fomentar novas economias através de políticas públicas. Tem muita coisa no forno para o ano que vem”, confirma.

CNPJ em 90 minutos

Até junho de 2015, quando a Praça do Empreendedor foi fundada, o tempo de espera para abrir uma empresa na cidade podia chegar a 120 dias. Atualmente, a média nacional é de 60 horas – pouco mais de dois dias – enquanto Blumenau se compromete à abertura em até 90 minutos.

A rapidez é possível por conta de um convênio firmado com a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), que alocou três servidores estaduais na Praça do Empreededor para agilizar os serviços.

Entretanto, Rafael explica que, independente do empreendedor optar pelo protocolo ou não, é possível adquirir um CNPJ em cerca de 30 minutos. As exceções são quando a autorização envolve licencas mais demoradas, como a ambiental.

“Em que outro município do estado você consegue isso? Arrisco dizer que nenhum”, questiona o diretor.

Para Rafael, o serviço da praça são grandes responsáveis pelo aumento no número de Microempreendedores Individuais (MEI) na cidade. Com o formato blumenauense, a empresa pode começar a emitir notas fiscais no mesmo dia.

O diretor ainda ressaltou que a desburocratização das regras de abertura de empresas devem ser ainda mais ampliadas. Muitos projetos de empresas acabavam morrendo por levar dias para serem abertos.

“Vemos que com a digitalização dos serviços criamos uma comodidade maior para o empreendedor se aventurar. Ele não precisa sair de casa para abrir uma empresa, o que estimula que ele se arrisque”, completa.

Como agendar atendimento

A Praça do Empreendedor atende das 10h às 19h, junto ao Shopping Park Europeu, na Via Expressa. O endereço é rua Paul Fritz Kuehnrich, 1600, sala 1006, no bairro Itoupava Norte.

Em função da pandemia, o atendimento está sendo realizado prioritariamente via agendamento. Para marcas hora é só entrar em contato pelo WhatsApp (47) 99983-5967, das 10h às 17h.

Além disso, é possível utilizar a ferramenta para tirar dúvidas em tempo real sobre a abertura de empresas. Contatos feitos fora do horário acima serão respondidos em até 24 horas. Questões também podem ser enviadas pelo e-mail pracadoempreendedor@blumenau.sc.gov.br.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo