Blumenau lança novo roteiro turístico com Centro Histórico como protagonista
Intitulado "Trilhas do Patrimônio", proposta prevê incentivo a conhecimento de locais históricos na cidade
Foi lançado na manhã desta terça-feira, 23, um novo roteiro turístico em Blumenau que tem como protagonista o Centro Histórico da cidade. Denominado Trilhas do Patrimônio, a proposta incentiva a visita e o conhecimento da história de imóveis e locais memoráveis no município.
O lançamento ocorreu na Praça Dr. Blumenau, na rua XV de Novembro. O endereço é um dos 56 locais definidos como pontos turísticos a serem visitados no roteiro. Em cada um dos pontos existem totens com QR Codes, que detalham a história dos monumentos e imóveis, e também mostram o guia completo das Trilhas do Patrimônio.
A trilha foi criada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau e Região (Sindilojas) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para a montagem do roteiro, 56 imóveis foram identificados. Entre eles estão, por exemplo, a Casa Garni, a Casa Schrader, o antigo Cine Busch e a Ótica Husadel. Foi criada também a identidade visual.
A equipe de pesquisa do Centro Histórico, da Prefeitura de Blumenau, sob coordenação da professora Sueli Petry, colaborou com a pesquisa e elaboração do roteiro.
“Blumenau já tem um trabalho de registro histórico, de preservação do patrimônio, e com auxílio do município, nós através do Sebrae, junto com Sindilojas, visando fortalecer ainda mais a atividade do comércio e gastronomia no Centro, criamos essa trilha para estimular que as pessoas possam fazer uma caminhada contemplativa, conhecer mais a história e as características arquitetônicas da cidade. É praticamente uma aula de história arquitetônica e do Centro da cidade a céu aberto”, afirmou Luciana Thomé, consultora de turismo do Sebrae.
“É um jeito de devolver o Centro da cidade ao cidadão. Estamos numa praça que até pouco tempo era inóspita, mas que foi devolvida com patrimônio imensurável de convivência, de harmonia, enfim. É o que estamos fazendo com essa trilha e também com as obras que estão acontecendo na região, revitalização da rua XV, da Praça da Estação, da Praça das Rosas, da prainha. Isso tudo é valorizar o Centro e a nossa história, sem esquecer disso pro nosso dia a dia”, completou o prefeito Mário Hildebrandt.