Blumenau pode oficializar o título de Reino do Garcia

Proposta é bem avaliada pelo intendente do Distrito e pelo criador do título carinhoso

Um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo à Câmara de Vereadores pretende reconhecer um apelido carinhoso de um dos distritos de Blumenau. Trata-se do Distrito do Grande Garcia, criado conforme lei complementar de 1999, que é conhecido como Reino do Garcia.

De acordo com a justificativa do prefeito Mário Hildebrandt, encaminhada junto ao projeto de lei para análise na Câmara, “tal costume iniciou como brincadeira de alguns moradores, no entanto ganhou maiores proporções, sendo possível atualmente verificar nele uma relação de pertencimento e orgulho dos moradores com esta importante região do município”.

O Distrito do Grande Garcia está localizado na região Sul da cidade e é formado pelos bairros: Garcia, Glória, Progresso, Vila Formosa e Valparaíso. A população estimada do distrito é de 60 mil habitantes.

“A presente proposta legislativa visa a reconhecer a forma carinhosa e original com a qual os moradores do Distrito do Grande Garcia a ele se referem, adotando-a como denominação alternativa do mencionado distrito”, acrescenta ainda a justificativa do prefeito. Dessa forma, o local também poderá ser chamado de Distrito do Reino do Garcia.

Como surgiu o Reino do Garcia

O apelido carinhoso surgiu com o Sargento Junkes, personagem peculiar de Blumenau que possui centenas de seguidores nas redes sociais. Na internet, Tiago Junkes, criador do Sargento Junkes, é conhecido como o ministro do Reino do Garcia.

O humorista conta que uma vez usou o termo Reino do Garcia para falar sobre o bairro e a brincadeira agradou os moradores, que também começaram a usar a expressão. “Eu fui alimentando essa história, criando causos para as redes sociais, e tomou uma proporção nacional. Eu nunca imaginei que tomaria proporção nenhuma, pois sempre foi uma forma de brincar com o bairro e homenagear os moradores”, explica.

Com o passar do tempo, Junkes notou que algumas autoridades e até líderes políticos também adotaram o termo Reino do Garcia, o que, de certa forma, ajuda a valorizar a região.

“Entendemos que o Plano Diretor, por questões geográficas, foi voltado para o desenvolvimento da cidade ser no Norte, é natural que isso acontecesse, mas o Garcia também tem uma história que a gente tenta preservar através dessa brincadeira do Reino do Garcia”, ressalta.

Mesmo com o oficialização da expressão carinhosa, o humorista continuará com a brincadeira nas redes sociais e diz que fica feliz com o acolhimento dos moradores. “Aqui temos o Reino da Pizza, Gás do Reino, Reino disso e Reino daquilo. Se for para valorizar o bairro, ajudar as pessoas que estão aqui trabalhando no dia a dia, trazer pessoas para conhecer é bom para todos, ao meu ver não prejudica ninguém. Nunca diminui ninguém para falar aqui do Garcia, pelo contrário, falo das outras regiões de Blumenau sempre com muito carinho e respeito”, comenta.

Ampla divulgação do Distrito do Grande Garcia

Na avaliação do intendente distrital do Grande Garcia, Juliano Junkes, que é irmão do Sargento Junkes, a brincadeira serviu para fomentar o distrito e atrair mais turistas. “Essa brincadeira saudável divulgou em todo o Brasil a região do Distrito. É uma excelente iniciativa deixar isso registrado de modo oficial, essa possibilidade de chamarmos oficialmente de Distrito do Reino do Garcia”, avalia.

Juliano recorda que em algumas reuniões as pessoas já se referem ao Distrito do Grande Garcia como Reino do Garcia. “Isso aconteceu diversas vezes. É merecedor, na minha visão, nós podermos oficializar isso”, comenta.

O intendente distrital ainda enfatiza que os moradores abraçaram a ideia e que muitos deles inclusive usam a camiseta do Reino do Garcia e fazem questão de falar que moram no Reino. “Vemos uma aceitação muito positiva. É um projeto muito vantajoso”, finaliza.

O projeto de lei foi aprovado por maioria dos vereadores em sessão extraordinária nesta terça-feira, 17, e segue para sanção do prefeito.

Leia também:

1. Saiba para onde vão os R$ 4,1 bilhões do orçamento de Blumenau para 2025
2. Funcionário que acionou alarme de incêndio por “brincadeira” é demitido por justa causa em Gaspar
3. Qual será o subsídio do prefeito, vice e secretários de Blumenau em 2025
4. Blumenau terá desfile extra de Natal na próxima semana; veja a data
5. VÍDEO – Conheça a história de Francine Evaldt, primeira mulher presidente do Clube Náutico América e os planos pra o futuro


Veja agora mesmo!

Queijo Kochkäse é produzido por família há mais de 20 anos na Vila Itoupava, em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo