Blumenau recupera título de maior cuca do Brasil e distribui doce para moradores no aniversário da cidade
Evento na Vila Itoupava fez parte das comemorações dos 173 anos da cidade
A maior cuca do Brasil, com 199 metros e 1.662,27 kg foi cortada e distribuída para a população na Vila Itoupava, durante a tarde deste sábado, 2, em comemoração aos 173 anos de Blumenau.
O evento aconteceu no ginásio da EEB Pedro Christiano Feddersen. O Instituto Rank Brasil esteve presente no local e certificou a cuca blumenauense, produzida pela família Fritzke, como a maior do Brasil. Toda a cuca, que tem o patrocínio da empresa Veolia Brasil, foi distribuída gratuitamente para a comunidade, que lotou as dependências da escola.
A produção
Neste ano, a família Fritzke contou com o apoio de mais 18 colaboradores para a produção da cuca. Foram 24h de muito trabalho e 2 mil kg de ingredientes para confeccionar os 199 metros do doce.
A receita da cuca é de família e a produção é realizada manualmente. De acordo com o cozinheiro Roberto Fritzke, foram utilizados 600 kg de farinha, 800 ovos,
350 kg de açúcar, 400 kg farofa, 300 kg de manteiga e 850 kg de banana.
“Esse ano foi bem trabalhoso porque tivemos que aumentar bem os metros e os kg também. Tinha que dar 300 kg a mais, porque tinhamos um concorrente em Aguda (…) Estamos cansados mas estamos firmes”, afirma Fritzke.
O tamanho da cuca
Nas três primeiras edições, a metragem da cuca foi de acordo com o aniversário de Blumenau. No entanto, neste ano teve de ser diferente pois o recorde de Blumenau foi batido pela cidade de Agudo, no Rio Grande de Sul, em julho deste ano.
Para recuperar o título, Blumenau decidiu fazer 199 metros de cuca, em alusão aos 199 anos da Imigração Alemã no Brasil, comemorados em 2023.
Porém, para conquistar o certificado, não basta apenas superar a metragem, um critério importante para o Rank Brasil é o peso. Por isso, o peso da cuca blumenauense teve que ultrapassar os 1.650 kg da cuca do município gaúcho. O objetivo quase não foi concluído, 300 kg precisaram ser acrescentados de última hora pela família Fritzke.
Sabores
Os sabores da cuca foram farofa, banana com farofa, linguiça Blumenau, maracujá, nata, pêssego com nata, abacaxi, chocolate branco e chocolate.
“Foi acrescentado vários sabores, hoje a cuca tem vários sabores que nem se sonhava lá atrás quando ela veio para cá, mas ela continua mantendo a originalidade, essa característica que veio com os primeiros colonizadores aqui para a cidade de Blumenau”, disse o prefeito Mário Hildebrandt.
A comemoração na Vila Itoupava
A ideia de criar a maior cuca do Brasil é uma forma de levar as ações que comemoram o aniversário de Blumenau para outras regiões da cidade. O intendente da Vila Itoupava, Leando Índio da Silva comenta a importância deste evento para o distrito.
“Celebrar o aniversário de Blumenau na Vila Itoupava para a gente tem um simbolismo muito grande, na maedida que a Vila Itoupava é conhecida como o distrito mais alemão do Brasil e a cuca é um elemento da culinária que é oriunda da colonização alemã, foi trazida pelos imigrantes. Então, esse evento organizado pela Prefeitura de Blumenau valoriza a comunidade do extremo norte da cidade e possibilita que não só os moradores da Vila, mas de todas as itoupavas tenham acesso à programação. E, sobretudo, potencializa toda essa riqueza cultural e histórica que são marcas registradas da Vila Itoupava.
Aniversário de Blumenau
As festividades iniciaram às 8h, com a cerimônia no Mausoléu Dr. Blumenau. Em seguida, às 9h30, aconteceu o tradicional desfile comemorativo, realizado ao longo da rua 15 de Novembro, com a participação de integrantes de instituições e entidades sociais da cidade.
O desfile pela rua Henrique Conrad, na Vila Itoupava, às 15h, foi cancelado devido às chuvas. A comemoração no distrito ficou centrada apenas na distribuição da maior cuca do Brasil, às 16h.
“Com certeza comemorar 173 anos da nossa cidade e lançar o recorde da maior cuca, aqui na Vila Itoupava, que é o nosso bairro mais alemão da cidade é um momento muito especial para todos nós. Manter a cultura, a tradição, representadas por essas cucas que estão sendo expostas aqui e que vamos poder dar para a comunidade da Vila Itoupava”, compartilhou a vice-prefeita Maria Regina Soar.
Veja como foi o evento
Ver essa foto no Instagram
Assista agora mesmo!
Em conversa descontraída, Sargento Junkes e Guto Bilinski contam histórias de boteco: