Blumenau registra 54 novos casos da Covid-19; confira boletim deste domingo

Destes, três pacientes foram por meio de teste tipo RT-PCR, dois por meio de testes rápidos e 49 de antígeno

Neste domingo, 17, Blumenau registrou 54 novos casos da Covid-19. Destes, três pacientes foram por meio de teste tipo RT-PCR, dois por meio de testes rápidos e 49 de antígeno. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2. Os dados foram divulgados pela Prefeitura do município.

Com os novos casos, Blumenau soma 34.326 confirmados com 33.183 pacientes já recuperados, com um saldo atual de 866 pacientes em tratamento sendo que 38 deles estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30 na enfermaria e 798 em isolamento domiciliar.

A Prefeitura contabiliza em Blumenau 277 óbitos em função do vírus, registrando 113.454 testes realizados até agora para a Covid-19.

Durante o dia de hoje nos hospitais, o atendimento chegou à casa dos 330, sendo que 17 pacientes apresentaram síndrome gripal. Nos Fast-tracks (ambulatórios), 147 pessoas foram atendidas com a realização de 130 coleta de exames.

Investigação e internados

Dos casos em investigação, Blumenau está com 148 pacientes, sendo que dois deles estão na UTI e cinco na enfermaria. Em relação aos internados, o município contabiliza um total de 51 pacientes na UTI, sendo 40 de Blumenau (38 confirmados e dois em análise) e 11 da região (todos confirmados).

O total de internados nas enfermeiras chega a 40 pacientes, 35 deles de Blumenau (30 confirmados e cinco em análise) e 5 pessoas são oriundos da região (quatro confirmados e um em análise). A taxa de ocupação da UTI está na casa dos 54% e a enfermaria em 23%.

O coronavírus se destaca principalmente nos pacientes com idade entre 30 a 39 anos, seguidos pelos mais novos na faixa etária de 20 a 29 anos e também pessoas entre 40 a 49 anos. Ainda em relação aos confirmados, os dados apontam que a população feminina é a mais atingida, como 18.865 mulheres contra 15.461 homens até agora.

A Prefeitura de Blumenau reforça seu compromisso com a transparência na divulgação de informações e segue trabalhando para garantir a segurança e o rápido atendimento à população. O poder público destaca ainda a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa, especialmente os idosos. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587.

Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, em decorrência da pandemia, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

Fast-tracks e Ambulatório da Vila Germânica

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 (fast-track) localizado no CSU Fortaleza, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h.

Nos sábados e domingos, com exceção do CSU Fortaleza, estes locais atendem das 7h às 19h. No fast-track do AG Escola Agrícola o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações de intercorrências relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Blumenau. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo