X
X

Buscar

Blumenau registra mais 114 casos de Covid-19

No total, 25 pessoas morreram no município pela doença

Blumenau registrou neste sábado, 18, mais dois óbitos por Coronavírus (Covid-19), somando 25 óbitos no município. As duas vítimas eram do sexo masculino e portadores de comorbidades. O primeiro óbito registrado no dia foi um homem de 76 anos, internado desde o dia 13 de julho em um dos hospitais da cidade.  Já o segundo óbito foi de um homem de 49 anos, que estava em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também desde o dia 13 de julho.

A cidade soma ainda 5.495 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 114 pessoas a mais que o registrado na última sexta-feira, dia 17, quando o município contabilizava 5.381 casos positivos. Entre os casos positivos, 2.099 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.044 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Outros 119 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 58 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 61 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Os números de moradores de Blumenau hospitalizados são: 48 em UTI, sendo 27 confirmados e 21 em investigação e 53 em enfermaria, sendo 28 confirmados e 25 em investigação. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 20.836 testes para Covid-19.

O município contabiliza também 3.371 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Blumenau terá oito pontos de coleta do teste de Covid-19 na próxima segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira, dia 20, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, unidades da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), estarão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Coronavírus. Ao longo desta semana, as estruturas foram organizadas e as equipes treinadas para poder atender a demanda. O Ambulatório da Vila Germânica também segue disponibilizando o exame.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Na última semana os AGs das regiões dos bairros Itoupava, Fortaleza e Garcia já iniciaram as coletas de material. Juntam-se a eles agora as unidades que atendem os bairros Velha, Badenfurt, Centro e Escola Agrícola. Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras.

O horário do atendimento fast-track segue ocorrendo normalmente, conforme o horário de funcionamento das unidades. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus.

Uma das estruturações necessárias foi o remanejamento de profissionais das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), para dar suporte no chamado “Fast-Track”, que são os atendimentos rápidos dos AGs para casos de síndromes gripais e respiratórias.

“Para absorver mais esta demanda e ainda prestar um serviço de qualidade e com o menor tempo de espera possível durante a permanência do paciente nas unidades, optamos por remanejar algumas equipes. Ainda assim, pedimos a compreensão da população, já que temos defasagem do quadro de servidores e em alguns momentos esse remanejamento pode  acarretar em uma espera maior por atendimento nas unidades”, ponderou o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck.

A estruturação para ampliação da testagem Covid-19 nos AGs não irá alterar o atendimento, ou seja, enquanto for possível, todas as ESFs seguem abertas. Equipes de ESFs que dividem estruturas físicas terão uma delas deslocada para o AG da região e a outra fica no local dando suporte aos pacientes e fazendo encaminhamentos necessários, de acordo com cada caso.

Secretaria de Educação já entregou mais de 20 mil Kits Alimentação Escolar

Desde o início da realização das atividades não presenciais, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed) está distribuindo Kits Alimentação Escolar para os estudantes da rede que se cadastraram para receber os alimentos. Até o momento, 23.215 kits foram entregues, beneficiando famílias inteiras durante a pandemia da Covid-19.

Somente na próxima semana, entre os dias 20 e 23, a Semed entregará mais de 3.800 Kits, conforme cronograma abaixo. Os Kits contêm alimentos provenientes da agricultura familiar e base seca, além de máscara para proteção. De acordo com a Secretária de Educação, Patricia Lueders, o objetivo é disponibilizar os alimentos durante o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade também pode continuar utilizando o atendimento virtual, via Whatsapp, durante todo o final de semana. O Alô Saúde Blumenau, mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (47) 99935-3561, com funcionamento 24 horas por dia.

Ambulatório da Vila Germânica mantém atendimento durante o final de semana

Neste sábado, dia 18, 166 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica.

Os atendimentos seguem neste domingo, dia 19, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.