Blumenau registra mais de 1,4 mil atendimentos pelo Balcão Virtual da Justiça catarinense em 2022

Ferramenta foi implementada durante pandemia

Blumenau registra mais de 1,4 mil atendimentos pelo Balcão Virtual da Justiça catarinense em 2022

Ferramenta foi implementada durante pandemia

Redação O Município Blumenau

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) realizou 35.072 atendimentos pelo Balcão Virtual em 2022. Só em Blumenau, foram 1.453 atendimentos pela plataforma, que tem como objetivo facilitar o contato de advogados e das partes com os servidores da Justiça.

Criado durante a pandemia de Covid-19, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ferramenta simula o atendimento presencial por uma chamada de videoconferência. Em março deste ano, o Balcão Virtual completa dois anos no Judiciário catarinense.

Atendimentos 

A ferramenta está disponível em todas as unidades judiciais nas 112 comarcas do Estado e no Tribunal de Justiça. A comarca da Capital fez o maior número de atendimentos pelo canal de videoconferência. Foram 5.392 assistências no ano passado. Joinville foi a segunda colocada, com 2.144 suportes. Na terceira posição, a comarca de São José realizou 2.039 atendimentos pelo Balcão Virtual. Neste total, são somados os atendimentos prestados por todas as varas que compõem a comarca.

Já individualmente, a unidade com o maior desempenho é a Central de Atendimento do Tribunal de Justiça. Foram 868 auxílios prestados pela ferramenta virtual em 2022. Atualmente, o atendimento é exercido pela Seção de Triagem e Registro de Petições, da Divisão de Protocolo Judicial (DPJ), da Diretoria de Cadastro e Distribuição Processual (DCDP), que tem como chefe de seção a servidora Rosana Caetano. O atendimento é executado pelo servidor Amarilzo de Oliveira Trajano, com auxílio dos estagiários de direito da unidade.

Democratização do acesso

No atendimento presencial, o jurisdicionado necessitava se deslocar até a unidade judiciária para obter informações processuais ou a senha de acesso de determinado processo.

“Era comum o deslocamento por longas distâncias para um serviço que às vezes durava poucos minutos. O suporte remoto proporcionado pelo Balcão Virtual democratiza o acesso à Justiça, facilitando o contato com o jurisdicionado que reside distante da capital. A ferramenta permite um atendimento mais humanizado, já que o jurisdicionado é recebido remotamente por um servidor do Tribunal de Justiça, sem filas ou agendamento prévio”, anotou Flávio Schappo, chefe da DPJ.

Principal canal de comunicação

O Balcão Virtual é o principal canal de comunicação da Divisão de Protocolo Judicial. Flávio explicou que a demanda por atendimento presencial reduziu desde a implantação do processo eletrônico e, com a pandemia de Covid-19, a ferramenta se tornou o principal canal de atendimento da divisão. Os advogados e as partes são os principais usuários.

Os advogados necessitam de informações mais específicas, como custas, sessões de julgamento, certidões ou distribuição dos processos.

“Quando o atendente não consegue resolver completamente a demanda, acaba direcionando o advogado para o setor correto. No caso das partes, o atendimento é mais voltado para informações processuais e acesso aos autos. No Balcão Virtual o atendente consegue atestar a identidade das partes, como ocorre no atendimento presencial, o que possibilita o encaminhamento da chave de acesso ao processo”, esclarece a chefe de seção Rosana Caetano.

Outras comarcas em SC

Além de Blumenau, outras comarcas de Santa Catarina registraram números expressivos em relação ao Balcão Virtual.

Confira a lista com os números abaixo:

  • Florianópolis – 5.392
  • Joinville – 2.144
  • São José – 2.039
  • Criciúma – 1.828
  • Itajaí – 1.758
  • Chapecó – 912
  • Balneário Camboriú – 906
  • Camboriú – 862
  • Itapema – 631
  • Fraiburgo – 619
  • Tubarão – 559
  • Pomerode – 541

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