Blumenau registra melhoria de 86% no Índice de Qualidade das Águas; entenda

BRK tem 27 pontos de monitoramento que acompanha a qualidade das águas

O Índice de Qualidade das Águas (IQA) oferece uma avaliação detalhada da saúde dos corpos d’água ao monitorar parâmetros físicos, químicos e biológicos, identificando poluentes que podem ameaçar os ecossistemas. Em Blumenau, a BRK, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário, tem sido proativa nesse controle, com 27 pontos de monitoramento que registraram uma melhoria de 86% no índice.

Desde 2011, a empresa, em colaboração com o Senai, iniciou a avaliação em 10 pontos de monitoramento, ampliando gradualmente para 27 locais verificados trimestralmente. Essa medida visa acompanhar a evolução da qualidade das águas em paralelo com a expansão do esgotamento sanitário no município. “O avanço do sistema de coleta e tratamento de esgoto está diretamente relacionado à melhoria do IQA, impedindo o descarte inadequado de resíduos nos recursos hídricos, o que é fundamental para a proteção ambiental e a saúde pública”, completa Francisco Wessner, gerente de operações em Blumenau.

Um exemplo pode ser visto nos bairros Velha e Itoupava Norte, beneficiados recentemente com a expansão do sistema. Na Velha, mais de 62% das residências agora estão conectadas à rede de saneamento, contribuindo para a preservação do ribeirão da velha, que melhorou sua classificação de “índice péssimo” para “índice bom”, registrando uma melhoria de aproximadamente 60% desde o início da operação.

Da mesma forma, o monitoramento do IQA no bairro Itoupava Norte revelou uma melhoria de 45% em poucos meses após a instalação do sistema de tratamento adequado.

Antes e depois do ribeirão da velha. Foto: BRK/Divulgação

Leia também:
1. Carro sai de pista e cai em barranco em Blumenau
2. Com aumento da demanda de água, Samae de Blumenau abre licitação para ampliar captação na ETA II
3. Advogado blumenauense é nomeado para cargo na Comissão de Ética Pública no governo federal
4. Edital para o maior concurso público da história de SC é lançado; saiba como participar
5. Idoso que morreu em acidente com caminhão na BR-470 morava em Blumenau e já foi presidente de associação


Veja agora mesmo!

A loja toda de ressaca: Rafa Muller conta histórias da época em que trabalhou com Sargento Junkes:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo