Blumenau registra três mortes e 158 novos casos de Covid-19

Primeiro caso da variante brasileira do vírus na cidade foi divulgado nesta sexta-feira

Três mortes e 158 novos casos de Covid-19 foram registrados em Blumenau nesta sexta-feira, 26. As últimas vítimas contabilizadas faleceram na quarta-feira, uma mulher de 66 anos internada desde 22 março; na quinta-feira, um homem de 78 em UTI desde 19 de janeiro; e outra mulher de 68, em UTI desde 7 de março.

Ainda hoje, o primeiro caso da nova variante brasileira do coronavírus na cidade foi divulgado. Porém, de acordo com a prefeitura, a mulher de 58 anos mora de Manaus e estava na cidade apenas de passagem.

Desde o início da pandemia, a cidade já registrou 47.520 casos confirmados da doença, sendo 390 óbitos, 45.806 pessoas que já passaram pela quarentena e 1.324 pacientes ainda em tratamento.

Destes, 1.180 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar. Outros 152 blumenauenses estão internados em hospitais da cidade. Junto de moradores de outros municípios, há 191 pacientes em Blumenau.

As UTIs seguem com a taxa de ocupação além de 100%, com 14 leitos de guerra estão ativados. São 60 pacientes blumenauenses e 20 de outras cidades. Já em enfermaria são 92 pacientes de Blumenau e 19 de outros municípios, com taxa de ocupação de 62,7%.

Na região, três pacientes seguem aguardando leitos de UTI. Em todo o estado, o número chega a 135. Porém, 6.990 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram enviadas a Blumenau nesta sexta-feira.

Fiscalização de medidas restritivas no fim de semana

As forças de segurança do município vão fiscalizar as medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado, que estabelece restrições durante o fim de semana. Desde o dia 19 de fevereiro, a força-tarefa fez 385 abordagens. Sendo 18 estabelecimentos interditados por descumprirem o regramento com as restrições estabelecidas para regiões que estão no nível gravíssimo na Matriz de Risco.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Defesa Civil e envolve equipes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), da Policia Militar, da Policia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais 40 profissionais estão atuando nos bairros da cidade.

Durante a operação, a população também poderá registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em estabelecimentos, por meio do telefone 199, da Defesa Civil e 190 da Policia Militar. Até a manhã de domingo, dia 21, a central de telefone 199 atendeu 791 ligações.

GMT atua em cinturões noturnos

Desde o dia 22 de fevereiro, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb), retomou as fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos. As ações são desenvolvidas todos os dias pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT), em vias de ligação entre os bairros de Blumenau.

Do início das operações até esta sexta-feira, dia 26 de março, 5.140 condutores foram abordados em diversos pontos do município. Em todos esses dias de fiscalizações, 2.270 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia, sendo que 44 condutores apontaram positivo para embriaguez ao volante. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Civil.

O intuito das medidas não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado. Afinal, os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação nos hospitais. O aumento de pacientes vindos de acidentes de trânsito preocupa, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19.

AGs terão horário ampliado no fim de semana em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau vai ampliar o horário de atendimento clínico em dois Ambulatórios Gerais (AGs), neste fim de semana. O Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (AG Garcia) e Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (AG Velha) irão atender demandas não relacionadas ao Coronavírus, sábado e também no domingo, das 7h às 19h.

O objetivo da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) é diminuir a demanda dos pronto-socorros dos hospitais. A ampliação do horário de atendimento deve descentralizar os atendimentos e otimizar o serviço de atenção primária nos bairros da cidade. Casos que não sejam de urgência ou emergência podem ser direcionados às unidades.

Na semana passada, a Prefeitura já havia ampliado o horário de atendimento do Ambulatório Geral Heinz Schrader (AG do Centro) de segunda a sexta-feira, das 7h até a meia-noite. A unidade está localizada na rua República Argentina, nº 2077, no bairro Ponta Aguda. O local também reforça o atendimento para demandas não relacionadas ao Coronavírus e casos que não sejam de urgência ou emergência.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo