Blumenau representa 12% do setor de tecnologia de Santa Catarina; confira dados
Dados são Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec)
O que antes era um grande polo têxtil, atualmente chama cada vez mais atenção por estar se transformando em um polo tecnológico. Em destaque em Santa Catarina e no Brasil, a cidade de Blumenau possui, segundo dados de 2024 até março, cerca de 2.349 empresas voltadas para a área da tecnologia, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec).
E esses dados, conforme levantamento da ConvNews, mostram que a economia diversificada de negócios e startups tem atraído investimentos no setor de tecnologia, impulsionando ainda mais a demanda na região, e essa cadeia toda acaba refletindo a tendência nacional de aumento no consumo de tecnologia.
Grande polo de Santa Catarina
Os dados dos últimos anos tem mostrado que Blumenau está cada vez mais se consolidando como um polo tecnológico. Conforme a Sedec, cada ano novos investimentos na área são abertos na cidade, ajudando a conquistar esse posto. E a circulação dos lucros e investimentos tem sido tão alta ano a ano, que em 2022, o ramo da tecnologia atingiu cerca de 23% de toda a receita de serviços de Blumenau.
De acordo com um balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Fazenda em 2023, foram abertos 191 novos negócios de Tecnologia da Informação (TI). Os investimentos foram tão grandes que Blumenau chegou a corresponder, sozinha, a 12% do total de empresas do mesmo setor em Santa Catarina, gerando mais de 7,4 mil empregos diretos.
Dados da Sedec também mostram que apesar de 2022 ter sido um ano muito intenso para a abertura de novos negócios na área da tecnologia, todos os anos entre 2019 até 2024, foram muito prósperos e tiveram diversos comércios iniciados.
Conforme os dados, em 2019 foram abertos 189 novos negócios relacionados a tecnologia da informação. A tendência era continuar crescendo nos anos seguintes, mas com a chegada da pandemia da Covid-19, o mercado acabou ficando estagnado, tendo apenas 57 comércios abertos em 2020, e 78 em 2021.
Contudo, com a economia voltando a se estabilizar, o ano de 2022 teve cerca de 357 novos negócios abertos, sendo o ano com mais investimentos feitos nos últimos cinco anos.
Já em 2023 foram abertos 189. Até março deste ano já foram abertos cerca de 62 novos negócios de T.I, sendo os principais na área de reparos e manutenção de computadores e equipamentos periféricos, desenvolvimento e licenciamento de programas de computador e desenvolvimento de programas de computador sob encomenda.
Confira um gráfico que mostra a abertura de negócios nos últimos 5 anos em Blumenau:
Destaque em Santa Catarina e no Brasil
Blumenau é localizada na região do Vale do Itajaí, que possui mais de 800 mil habitantes. Além da cidade ser reconhecida como um grande polo tecnológico, ela também instiga o mercado dos municípios vizinhos. Dessa forma, dentro de Santa Catarina, o Vale do Itajaí corresponde a 27,4%, das empresas relacionadas com tecnologias do estado, ficando atrás apenas da região da Grande Florianópolis, que corresponde a 32%, conforme dados do Sebrae de 2022.
Além disso, Blumenau também se destaca quando o assunto é desenvolvimento de startups. De acordo com o levantamento do Sebrae, junto com Florianópolis, Joinville, Criciúma e Chapecó, Blumenau concentra 80% das startups catarinenses.
E quando avaliado o cenário nacional, a influência do município para as tecnologias fica ainda mais claro. Conforme o levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), atualmente Santa Catarina está competindo com Minas Gerais para o quarto lugar de polo tecnológico. Em 2022, SC era o quarto lugar, neste ano é o quinto, ficando atrás de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Segundo o Sebrae, em 2022, quando ocupava o quarto lugar, SC havia faturado R$ 17,7 bilhões na área da tecnologia, o que representava quase 6% do PIB catarinense.
Considerando o cenário nacional e o dado de maior taxa de empresas de tecnologia por habitante em todo o Brasil – cinco empresas a cada mil habitantes, Blumenau também é destaque, ficando em quinta posição. Os dados são do Sebrae, de 2022.
Veja agora mesmo!
Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições: