Estou aqui para escrever o meu primeiro artigo para o Jornal O Município, e como o próprio nome da coluna sugere, quero falar exatamente desse tema, Viver o município. A minha ideia é trazer para vocês sugestões para diversificar o lazer e incentivar o bem-estar em momentos incríveis na nossa região.

Como vocês sabem, assumi o lugar do querido Stevão Limana, profissional que admiro muito e uma das pessoas mais especiais que já conheci. Sabendo disso, o desafio fica ainda maior.

Stêvão Limana e Fernanda Rosa

Compartilhar com o público do O Município Blumenau tudo o que podemos vivenciar, de maneira leve e com muita alegria, é a realização de um sonho. Como influenciadora já tenho feito esse trabalho há quase 13 anos, mas agora, a responsabilidade de trazer informação efetiva aumentou.

Para começar nosso “relacionamento” aqui no jornal, quero falar da grande transformação vista há alguns anos no quesito lazer do nosso município.

Eu vivenciei por muitos anos uma Blumenau parada no tempo, sem ideias, sem projetos e sem público que incentivasse. Nunca consegui entender, mas parecia mais interessante prestigiar atrações de outras cidades.

Finalmente essa realidade mudou e hoje somos nós que recebemos diariamente visitantes de outras regiões, querendo desfrutar da gastronomia, turismo e lazer que a cidade tem a oferecer.

Claro que todas essas mudanças se devem à própria população e aos empresários e investidores, que acreditam na qualidade de vida de Blumenau.

A abrangência do lazer atinge todas as idades, classes sociais e estilos de vida. Atualmente, temos à disposição parques, praças, eventos culturais, rotas de lazer e muito mais.

Há poucos anos, lembro de ver a Vila Germânica o ano inteiro fechada, abrindo apenas para a Oktoberfest. Sempre imaginei ela movimentada, como temos hoje, com comércios locais no interior, gerando empregos e atraindo turistas.

Da mesma forma podemos analisar outras construções e espaços públicos, que estavam abandonados e agora são pontos de lazer, contemplação e turismo.

Hoje, praças foram revitalizadas por empresários com o apoio do poder público, ruas são fechadas para receber feirantes, restaurantes colocam mesas nas calçadas, formando um novo estilo de vida na cidade de Blumenau.

Eu confesso que, para mim, uma das maiores alegrias é ver restaurantes com mesas ao ar livre e ocupando as calçadas. Lembro que, quando criança, almoçar ou jantar era algo chato, monótono, e hoje qualquer saída de casa é diversão.

Atualmente, bares e casas noturnas recebem mais prestígio da população e assim conseguem se manter abertos.

Na minha opinião, toda essa mudança se deve há vários fatores, como a abertura de cervejarias artesanais locais e a própria chegada de migrantes de outras regiões.

Eu me sinto muito feliz e orgulhosa em ver o meu município crescendo, se abrindo para novas ideias e aceitando esse progresso.