Blumenau será sede do Campeonato Sul-Americano de Vôlei e Apan é convidada a participar

Este será o primeiro grande torneio internacional da história da equipe blumenauense

No mês de fevereiro, o ginásio do Galegão, em Blumenau, será a sede do Campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino. Com isso, a Apan, time da cidade, foi convidada e participará do torneio. Este será o primeiro grande torneio internacional da história da equipe blumenauense.

A competição vai acontecer entre os dias 12 e 16 de fevereiro e terá a participação de nove clubes da América do Sul, três do Brasil, três da Argentina, um do Peru, um do Uruguai e um da Bolívia.

O campeão e o vice-campeão do sul-americano se classificam para a Copa do Mundo Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Como funciona o Campeonato Sul-Americano de Vôlei

A edição 2024 do Campeonato Sul-Americano de Vôlei terá a participação de nove equipes, divididas em três grupos. Os primeiros colocados de cada chave e o segundo melhor segundo colocado se classificam para a semifinal do torneio.

A Apan está no grupo C, ao lado de Ciudad Voley e Vamos Peerless, atuais campeões da Liga Argentina e tricampeões peruanos, respectivamente.

No grupo A estão o atual campeão sul-americano Sada Cruzeiro (Brasil), Monteros (Argentina) e Olímpico (Bolívia). Já o grupo B é formado por Farma Conde (Brasil), Policel (Argentina) e Atlético Bohemios (Uruguai).

Estreia da Apan no Campeonato Sul-Americano de Vôlei

A estreia da APAN/Roll-on vai acontecer no dia 12 de fevereiro às 18h, contra o Vamos Peerless, campeão peruano. A segunda, e última, partida da primeira fase acontece no dia 14, contra o campeão argentino Ciudad Voley.

No penúltimo dia do torneio acontecem as disputas do 7º ao 8º lugar e do 5º e 6º. Na sequência ocorrem as duas semifinais, envolvendo o primeiro colocado do grupo A contra o segundo melhor colocado por índice técnico e depois os primeiros colocados do grupo B e C.

No último dia de competição acontece a disputa pelo bronze e a final, que será às 16h, no Galegão. Valores dos ingressos não foram informados até o momento da publicação desta matéria.

Apan honrada com convite

O técnico do clube anfitrião, André Donegá, expressou sua alegria ao saber que a cidade será sede do Campeonato Sul-Americano e também ao convidar a equipe para disputar a competição pela primeira vez na história. “Temos uma equipe jovem, que ainda está em evolução. Pouco sabemos sobre nossos rivais na fase classificatória e agora vamos estudá-los”, comentou.

O treinador anunciou pequenas mudanças no planejamento da equipe para o Campeonato Sul-Americano. Inicialmente, a semana de competição seria dedicada a treinos intensivos. “A Superliga continua sendo a prioridade e vamos inserir a sul-Americana nesse processo. É uma competição de lançamento curto, com pouco tempo de recuperação e o imponderável é sempre mais aberto neste tipo de competição e tudo pode acontecer”, concluiu.

O ponteiro Thiago Sens já disputou a competição em duas oportunidades. Em seu retorno ao clube que o revelou após duas décadas, o atleta ficou feliz com o convite e destacou a importância da competição para a sequência da temporada. “Vamos encontrar equipes com características diferentes do voleibol brasileiro e isso nos dá um estímulo diferenciado e nos propicia uma rodagem maior para seguir evoluindo”, explicou. Ganhar consistência e diminuir a oscilação são os principais desafios do grupo para sequência da Superliga.


Assista agora mesmo!

Presidente do Metropolitano faz balanço de sua gestão à frente do clube:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo