Blumenau será uma das 100 primeiras cidades do Brasil a receber recursos emergenciais para cultura
Trâmites e burocracias ainda travam repasse do benefício
Falta pouco para serem liberados os recursos da Lei Aldir Blanc, destinada à trabalhadores da cultura e manutenção de espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia de Covid-19. De acordo com o secretário municipal de Cultura de Blumenau, Rodrigo Ramos, oito cidades do Vale do Itajaí – incluindo Blumenau – estão entre as 100 primeiras a receberem o benefício.
Segundo Ramos, a expectativa inicial é que o benefício liberado ao Município a partir desta sexta-feira, 11. Porém, mesmo que liberadas, ainda há alguns trâmites em esfera federal e estadual que estão em discussão para aplicação e garantia dos recursos aos artistas.
“Esse dinheiro vai vir para o Fundo Municipal de Apoio a Cultura e seguirá com pedido de complementação orçamentária para a Câmara de Vereadores, onde esse dinheiro precisa ser legalizado para ser utilizado aqui na cidade”, destacou Ramos.
Além disso, um site está sendo criado para aplicação correta dos recursos. Nele vão constar informações sobre a lei e benefício, cadastramento, opção de sugestões, além de um portal da transparência.
Apenas após tudo isso pronto, deve iniciar a distribuição dos recursos. Segundo a secretaria de cultura, em uma estimativa “otimista”, os pagamentos podem começar a serem feitos a partir de novembro.