Blumenau solicita 20 mil unidades de cloroquina, mas receberá 600
Segundo prefeito Mário Hildebrandt, diante da situação, mais 40 mil unidades foram solicitadas
Produzida de maneira massificada pelos laboratórios das Forças Armadas e da Fiocruz, a cloroquina – ou hidroxicloroquina – é um dos medicamentos mais requisitados no Brasil atualmente, tendo em vista que há grupos que defendem seu uso para o combate à Covid-19. Blumenau foi uma das cidades que solicitou unidades deste medicamento para o governo federal via Secretaria de Estado de Saúde.
Contudo, o volume de medicamento encaminhado ficou bem aquém da requisição. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), foram pedidos ao governo do estado para que pelo menos 20 mil unidades de cloroquina viessem ao município. De acordo com a informação mais atualizada que a prefeitura recebeu, pouco mais 600 comprimidos devem chegar na cidade.
Além disso, nem mesmo estes 600 chegaram até o momento, conforme explicou Hildebrandt. Diante desta situação, o prefeito diz que já encaminhou outra solicitação ao governo federal, desta vez de 40 mil unidades. “Fizemos um pedido direto ao Ministério da Saúde desta vez, mas lembrando que, em Blumenau, o uso da cloroquina é somente mediante a prescrição médica”.