+

Blumenau tem julho mais seco dos últimos cinco anos

Volume de chuva ficou 90% abaixo do esperado.

Um relatório mensal divulgado pelo AlertaBlu, órgão meteorológico do município, apontou que este foi o julho mais seco dos últimos 5 anos, em Blumenau. A média de chuva em julho é de 126 mm, mas em 2018 foram registrados apenas 11,9 mm, ou seja, cerca de 90% abaixo da média.

A figura abaixo mostra a distribuição da chuva ao longo do mês. As precipitações, em sua maioria inexpressivas, só aconteceram em 10 dias do mês. Somente duas frentes frias que passaram por SC causaram chuva em Blumenau e, ainda assim, com baixos volumes e de forma mal distribuída.

O maior volume diário de chuva foi de 6,9 mm, registrado no dia 25 de julho, associado a um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos da atmosfera. Foram registrados, ainda, 4 dias com chuva fraca por causa da circulação marítima.

Segundo o documento divulgado pelo AlertaBlu, a atuação de sistemas de alta pressão sobre o Vale do Itajaí foi um dos fatores que contribuíram para os baixos volumes de chuva durante o mês. Resultando num total de 21 dias com tempo seco e variação de nebulosidade, com uma sequência de 14 dias sem chuva entre 10 e 23 de julho.

Já a figura abaixo mostra o comportamento das temperaturas mínimas e máximas durante julho. Assim, como já observado em meses anteriores, tanto as mínimas quanto as máximas ficaram acima da média em julho.

Por outro lado, a maior quantidade de nuvens durante as noites e madrugadas, resultado do deslocamento de umidade do mar para a região, bem como da formação de nevoeiros, dificultaram o resfriamento noturno. Uma onda de frio significativa foi observada entre os dias 11 e 13 de julho, resultando em manhãs frias onde a temperatura ficou próxima dos 7°C.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo