Blumenau terá 96 mil declarantes de Imposto de Renda em 2020
Em evento na sede do Sescon, delegado da Receita Federal de Blumenau comentou sobre a importância das declarações
A partir da próxima segunda-feira, 2 de março, é dada a largada para a entrega das declarações de Imposto de Renda 2020 em todo o Brasil. Em Blumenau, são esperadas cerca de 96 mil declarações.
Para tirar dúvidas e dar início ao calendário das prestações de conta com o leão, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento de Blumenau (Sescon) realizou um evento com a imprensa. Esteve presente o delegado da Receita Federal de Blumenau, Daniel Carlos.
Conforme explicou o delegado, em 2019 o índice de declarantes que caiu na malha fina foi abaixo da média. Enquanto, no Brasil, mais de 2% dos brasileiros tiveram problemas com suas declarações, em Blumenau o índice foi de cerca de 1,5% – cerca de 3 mil declarações.
Ele afirma, contudo, que o maior volume de entregas irregulares são referentes à falta de informações sobre renda tributável. “A omissão de rendimentos é hoje a maior incidência em malha fina. Uma situação comum e bastante observada pela Receita é o excesso de despesas médicas. Aí o declarante é intimado a prestar esclarecimentos, tendo que comprovar essa quantidade de despesas, que são dedutíveis”.
Segundo Daniel Carlos, atualmente a tecnologia é uma forte aliada, tanto da Receita quanto dos próprios contribuintes. “Hoje os declarantes podem encaminhar tudo pelo computador ou até smartphone. Os dados são mais precisos e chegam em grande velocidade. Para quem trabalha na Receita Federal, todos os processos são também mais acelerados”.
Deve declarar o Imposto de Renda neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019 – uma média mensal de R$ 2.379,975. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.