Blumenau terá Fitub após dois anos, mas em formato diferente
Última edição do evento foi realizada em 2019
A Universidade Regional de Blumenau (Furb) confirmou na última segunda-feira, 12, o retorno do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) após o evento não ser realizado em 2020.
As inscrições estão abertas até o dia 8 de agosto para a 32º edição. O Fitub será realizado de forma virtual entre os dias 14 a 23 de outubro.
Podem se inscrever no Festival grupos de teatro vinculados a Instituições de Ensino de Nível Superior (IES), ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão, Escolas Técnicas de Nível Médio que estejam devidamente credenciadas pelo competente órgão nacional de educação, e Escolas Livres de Teatro. O edital e todas as informações estão disponíveis no site www.furb.br/fitub.
A divulgação dos espetáculos selecionados está prevista para acontecer a partir de 23 de agosto de 2021.
Além dos espetáculos que serão transmitidos pelo canal da Furb TV no YouTube, também serão promovidas discussões, palestras, oficinas e rodas de conversas.
Conheça o Fitub
O Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau é hoje um dos mais importantes e longevos eventos de ensino, pesquisa e extensão do calendário do teatro universitário brasileiro e sul-americano.
Ao longo dos anos, o Fitub costuma reunir em média 200 artistas, entre grupos selecionados e convidados para atividades artísticas e formativas, 120 pesquisadores de universidades do Brasil e exterior, e um público espectador de mais de 12 mil pessoas, atendidas diretamente, a cada edição.
O Festival não é realizado desde 2019. Durante esse tempo aconteceram diversas tratativas para garantir a sua continuidade. A edição de 2021 será realizada por meio de convênio com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e recursos destinados por emenda parlamentar pela então deputada estadual Ana Paula Lima (2018), hoje suplente à câmara federal.
O Festival tem como objetivo estimular o desenvolvimento artístico e cultural do estado de Santa Catarina. Além de projetar a Furb no âmbito nacional e da América Latina.