Blumenau terá mais de 2 mil eleitores com deficiência votando nas Eleições 2020
Na cidade, são 74 seções especiais nas duas Zonas Eleitorais
Blumenau tem 2.404 eleitores com alguma deficiência aptos a votar nas Eleições 2020, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na cidade, a maior parte deste número fica com os eleitores com deficiência de locomoção, um total de 1.673.
O TSE possui o Programa de Acessibilidade para a implementação de medidas que os eleitores tenham acesso, segurança e autonomia durante o processo eleitoral.
Ao todo, são 74 seções especiais nas duas Zonas Eleitorais de Blumenau. Segundo resolução nº 23.381/2012 do TSE, as Zonas Eleitorais e o Tribunal Regional Eleitoral devem monitorar as condições dos locais e eliminar obstáculos que possam dificultar a votação.
Segundo a 3ª Zona Eleitoral, foi disponibilizada pela Justiça Federal a transferência temporária para uma seção com acessibilidade até o dia 1 de outubro para os eleitores com mobilidade reduzida ou deficiência.
Vale lembrar que nas Eleições 2020 serão tomadas medidas de segurança contra a disseminação do coronavírus. Não será utilizada a identificação biométrica, disponibilização de álcool em gel, marcações visuais para o distanciamento social, entre outras medidas.