Blumenau terá retorno de lombadas eletrônicas ainda em 2022

Prefeitura está aguardando conclusão de estudo sobre onde e quais aparelhos serão instalados

Blumenau terá ainda em 2022 o retorno das lombadas eletrônicas como redutores e controladores de trânsito. A Prefeitura de Blumenau está aguardando a conclusão do estudo que irá detalhar quais pontos da cidade devem receber os aparelhos para lançar o edital de licitação de aluguel dos equipamentos.

O contrato com a empresa que realiza esse estudo iniciou no dia 20 de abril, com prazo de conclusão de 120 dias, ou seja até agosto. Porém, a expectativa do secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes, é que ele seja concluído em até 90 dias.

“Com o estudo concluído e entregue, nós saberemos quais os pontos serão instalados os redutores e controladores de velocidade e controladores de avanços de sinal. Mas com toda certeza ainda este ano estarão funcionando. Só não posso precisar uma data, pois dependemos dos trâmites legais do processo”, explicou o secretário.

Como irá funcionar

Os aparelhos a serem instalados, como apontado por Alexandro, podem funcionar como redutores e controladores da velocidade de trânsito, dependendo da via onde forem instaladas.

Por exemplo, numa via em que o limite é 60 km/h, se o estudo apontar que necessita em algum ponto de redução, o aparelho irá limitar uma velocidade menor como limite. Caso aponte que necessita apenas ser controlado, permanecerá com o atual, mas existindo o equipamento de fiscalização.

Já os aparelhos de avanço de sinal, como o próprio nome sugere, serão os fiscalizadores que irão coibir que os veículos ultrapassem nos semáforos fechados. A Seterb não pretende licitar os radares portáteis – famosos secadores.

O retorno das lombadas eletrônicas em Blumenau demorou mais que o esperado pelo município. Ainda no ano passado a prefeitura havia lançado uma licitação para o aluguel dos aparelhos que seriam instalados em 27 pontos da cidade.

Entretanto, o processo foi suspenso após determinação dos tribunais de Conta (TCE-SC) e de Justiça do Estado (TJ-SC) por encontrarem possíveis indícios de irregularidades. Além disso, com uma atualização na legislação, a Seterb precisou contratar esse estudo prévio antes de lançar uma nova licitação.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo