Blumenau terá treinamento de autodefesa para mulheres

Iniciativa é promovida por deputado blumenauense em parceria com centro de treinamento

Com o objetivo de promover mais segurança para as mulheres, no dia 11 de maio será realizado um treinamento de autodefesa em Blumenau. A primeira edição do evento contará com apenas 20 vagas, que já foram preenchidas.

O ato é promovido pelo deputado estadual, Delegado Egídio Ferrari, em parceria com o Centro de Treinamento The Match Champ Matriz.

O treinamento será ministrado pelas professoras faixa preta de Jiu-jitsu Ana Carolina Mandracio e Michelle Krause, no dia 11 de maio, às 9 horas, no Centro de Treinamento The Match Champ Matriz, na rua 2 de Setembro, nº 3740, no bairro Itoupava Norte.

Projeto se faz necessário

Segundo a Michelle Krause, professora de Jiu Jitsu feminino faixa preta, o projeto é extremamente importante. “O projeto é fundamental em um país onde há tantos casos de feminicídio, agressão e relacionamentos abusivos. Infelizmente, nós mulheres precisamos estar prontas para nos defender e conseguir sobreviver nesse ambiente”, diz. “É melhor saber e não precisar do que precisar e não saber”, acrescenta.

Ela e a outra professora do treinamento, Ana Carolina Mandracio, já realizaram alguns aulões com esse propósito e que tem o objetivo de ensinar técnicas básicas de auto defesa.

Ela ainda acrescenta que todas as mulheres, independente da idade ou de preparo físico, podem participar desses tipos de treinamento. “Para aplicar as técnicas com eficácia, recomendamos dar continuidade nos exercícios e treinar para se aperfeiçoar. Praticamos o jiu jitsu que tem como princípio básico a defesa do mais fraco contra o mais forte usando técnicas de alavanca. Estou muito feliz e empolgada em poder compartilhar de alguma forma meu conhecimento e ajudar a comunidade”, pontua.

Dados alarmantes

Apenas em 2023, segundo o Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina, Blumenau registrou 1.395 ameaças de violência contra as mulheres, 841 denúncias de agressão física e 37 casos de estupro.

Para o deputado, os números são alarmantes. Ele acredita que esta iniciativa ajudará mulheres a se sentirem mais seguras e confiantes em situações de risco.

“O aumento dos casos de violência contra a mulher, faz com que mulheres vivam com o medo constante de violência e agressão, seja nas ruas ou até mesmo dentro da sua própria casa”, afirma. Ele acrescenta que aprender técnicas de autodefesa é uma forma para as mulheres conhecerem as ferramentas necessárias para se protegerem, além de criarem mais autoconfiança.

“Esta é uma importante medida para oferecer segurança e autonomia para as mulheres em face da violência contra a mulher e de outras ameaças”, finaliza o parlamentar.

Leia também:
1. Zeca Pagodinho, Teteu Severo e Festival das Cervejarias: saiba como curtir o fim de semana em Blumenau e região
2. Grave colisão entre veículos deixa uma pessoa morta e duas gravemente feridas na BR-470, em Ibirama
3. VÍDEO – Confira como foi o lançamento da 29º edição da Festitália Blumenau e saiba datas do evento
4. Blumenau e Gaspar promovem dia D de vacinação neste fim de semana; saiba como participar
5. Novo parque de Blumenau terá labirinto verde


Veja agora mesmo!

Conheça os sabores especiais da Don Degan Pizzaria em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo