Ciência na mesa do bar: Blumenau recebe evento internacional de discussões científicas com direito a chope
Evento acontece entre os dias 13 e 15 de maio
Na próxima semana, entre os dias 13 e 15, Blumenau vai sediar um grande evento de discussão sobre ciência, mas em locais diferentes: bares e restaurantes. O evento chamado Pint of Science acontece em mais de 25 países e neste ano, o Brasil vai ter 179 cidades participantes, e com o evento acontecendo simultaneamente.
“Vamos brindar à ciência!”
Em cada dia – segunda-feira, 13, terça-feira, 14 e quarta-feira, 15 – um assunto diferente será tratado, com a participação de especialistas formados no assunto.
Na segunda-feira, o assunto será “Inteligência Artificial: Tudo que você queria saber e não sabia como perguntar”, para conhecer mais um pouco sobre a IA e o impacto dela em na vida. O evento será guiado pelo Doutor em Comunicação e Linguagens, Moisés “Béio” Cardoso e pelo professor Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, Marcio R. Paasch. O sociólogo, mestre e doutor em Política Científica e Tecnológica, Maiko Spiess também vai conversar sobre o assunto. Cada um trará um ponto de vista diferente sobre o assunto.
Na terça-feira, o tema será “A ciência por trás das mulheres”, e contará com três pesquisadoras falando sobre diversos assuntos de forma divertida envolvendo cervejas, queijos e cosméticos. A conversa será guiada pela mestre em Gestão Ambiental, queijista, economista, fundadora e sócia-administradora desde 2018 da Queijos da Vila e jurada do Prêmio Queijo Brasil, do Mundial de Queijos, Andresa Graciela Wagner e pela empresária e doutora em química e pós-doutora pela Universidade de Salamanca na Espanha, Angela Malheiros. A arquiteta, sommelière e mestre em Estilos de Cervejas, Fernanda Bressiani também vai participar da conversa.
Já na quarta-feira, e último dia, o assunto que finaliza o evento é a saúde, com o tema “Cannabis na Vida Real: Desvendando Mitos e Aplicando Ciência”, com três pontos de vista diferentes. A conversa vai contar com a participação do médico, psiquiatra, nutrólogo, medico esteticista e auriculoterapia, Lucas Pecker de Azambuja e pela especialista em análises clínicas e toxicológicas, mestre em química e doutora em ciências farmacêuticas, Ana Paula Dalmagro. A conversa também vai contar com a presença do mestre e médico veterinário e diretor médico na empresa Veterinary Cannabis, João Lourenço Hasckel Gewehr.
Pint of Science
O Pint of science é um festival anual de divulgação científica criado em 2013 por Michael Motskin e Praveen Paul em Londres. No Brasil, a história começa em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, decide trazer o evento para o país.
Agora, o evento acontece durante três dias seguidos e em mais de uma centena de cidades espalhadas pelo mundo. Neste ano, o Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival mundial de divulgação científica: 179 municípios de todas as regiões do país vão brindar a ciência nos dias 13, 14 e 15 de maio.
O festival tem como principal objetivo aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível, além de buscar estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida.
Veja agora mesmo!
Conheça o artilheiro “rei das itoupavas” de Blumenau que já ganhou mais de 40 títulos no amador: