X
X

Buscar

Blumenauense corre contra o tempo e faz vaquinha para tratamento contra câncer

Linfoma de Hodgkin ataca o sistema linfático e imune

O blumenauense Sidnei Batista, de 34 anos, abriu uma Vakinha online após descobrir que desenvolveu linfoma de Hodgkin, um câncer maligno que ataca o sistema linfático e imune.

Com o sonho de viajar pelo Brasil, Sidnei se mudou sozinho para o Rio de Janeiro, capital, em 2023. Chegou no sábado, e na quarta-feira já estava trabalhando em ateliês, com desenvolvimento, modelagem, amostra e costura, já que não tinha noção da demanda desse profissional da moda no local. Por oito meses, morou em uma pequena kitnet, até conseguir encontrar um bom apartamento por aluguem onde reside hoje em dia.

Em semanas, estava atendendo todos os cantos da cidade. Como resultado de seu trabalho, foi convidado a desfilar no carnaval deste ano, pela escola de samba Portela. “Eu não sei como eu consegui. Eu tinha muita demanda de trabalho, mas, ao mesmo tempo, tinha que fazer o desfile acontecer. Porém, foi tudo perfeito, lindo”.

Em junho desse ano, Sidnei contraiu uma gripe, que ele acredita ter sido a “porta de entrada” para a célula cancerígena, pois mesmo após algumas semanas, os sintomas não passavam. “Dali para frente, eu não voltei mais”, relata o modelista.

Dores no peito, fadiga e perda de peso começaram aparecer e deixando Sidnei ainda mais em alerta. “Em um mês perdi 10 quilos, foi uma virada de chave muito assustadora. Em duas visitas ao hospital não encontraram nada, mesmo com raio-x”, relembra Sidnei.

Colegas de trabalho também perceberam o mal-estar do blumenauense, que decidiu iniciar um tratamento. Todas as opções foram sendo descartadas, semana após semana, e com os resultados de 16 exames de sangue, várias alterações foram constatadas.

E foi uma tomografia que revelou todas as agonias de Sidnei. Um tumor de 10 centímetros foi encontrado em seu peito, além de ínguas no pescoço. Sua médica solicitou em seguida uma broncoscopia, adotada pelo Hospital Universitário do Fundão.

O exame foi marcado para 17 de setembro, dia do aniversário de Sidnei. Os médicos se assustaram com o resultado, o tumor já havia atingido 16 centímetros e agora possuía contato íntimo com o coração e artérias, sendo necessária a internação imediata.

Em 17 dias internado, foram realizadas baterias de exames, que revelaram todo o mapa da doença e seu diagnóstico: o linfoma de Hodgkin, que ataca principalmente o sistema imunológico.

Em 2 de outubro Sidnei começou a quimioterapia, que deve durar seis meses, intercaladas a cada 15 dias.

Por conta da doença, Sidnei fica exposto ao sair de casa e utilizar transporte público, optando então por se manter em seu lar. O valor da Vakinha inclui o cálculo de todas as despesas que o modelista teria nesses seis meses de tratamento, como o valor de seu aluguel, medicação e alimentação.

Sozinho na metrópole, o blumenauense agradece toda a receptividade da cidade. “Cuidaram muito bem de mim no hospital, o Rio de Janeiro abraçou o meu caso, desde o começo se responsabilizaram pelo meu tratamento, foi tudo muito rápido”

Para ajudar Sidnei, acesse a Vakinha aqui.

Leia também:
1. Homem se joga de carro em movimento após criminoso invadir o veículo e ameaçá-lo de morte, em Indaial
2. Confira alterações no trânsito em Blumenau durante Oktoberfest 2024
3. Prefeitura de Indaial terá processo seletivo para vagas na educação
4. GALERIA – Veja como estão os últimos detalhes da montagem da 39ª Oktoberfest Blumenau
5. Loja Beagle abrirá nesta quarta-feira após incêndio na fábrica, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Família da Vila Itoupava prepara o tradicional marreco recheado há 35 anos, em Blumenau: