O blumenauense lateral direito Emanuel Benjamin de Sant’ana Balbinot foi campeão da Eurocopa sub-17 com a Itália na tarde desta quarta-feira, 5.
A Seleção Italiana venceu Portugal por 3 a 0 e conquistou o título pela primeira vez na história. Os gols foram marcados por Federico Coletta, da Roma, aos 7 minutos, e Francesco Camarda, do Milan, aos 16 e aos 50 minutos. Emanuel Benjamin foi titular e ajudou na conquista.
Emanuel, que nasceu em Blumenau e joga nas categorias de base do Real Madrid, foi titular em todas as partidas disputadas pela Itália. A Eurocopa sub-17 foi disputada no Chipre.
O lateral-direito foi contratado pelo clube merengue em julho de 2022 e em março do ano passado ele assinou o primeiro contrato profissional com a equipe. O vínculo com o Ral Madrid vai até junho de 2025.
Emanuel Benjamín e a família saíram de Blumenau e partiram para a Espanha em 2018. Nesse período ele jogou no AD Complutense e no Rayo Vallecano, ainda como atacante, e no Getafe, onde começou a atuar como lateral, todos também da Espanha. Neste momento, ele integra o Juvenil C do Real Madrid.
Em Blumenau, Emanuel começou no futsal jogando na Spaca e na AD Hering.
O ex-zagueiro brasileiro Naldo, que atuou por Werder Bremen, Wolfsburg, Schalke 04 e Monaco, é um dos gestores da carreira de Emanuel Benjamín. O blumenauense Luis Fernando Pamplona Novaes é o advogado do atleta.