Blumenauense larga carreira de engenheira após fazer sucesso nas redes sociais com dicas para casa

Perfil conta com dicas para obra, reforma, decoração e rotina

Nágella Voss estava tão empolgada ao realizar o sonho de reformar e decorar um sobrado em Blumenau com o marido, Frantchesco, que decidiu registrar todas as etapas em um perfil no Instagram. O conteúdo do @sobradobnu fez tanto sucesso que a blumenauense acabou largando a carreira firme que tinha para se dedicar à produção de conteúdo.

Formada em Engenharia Ambiental, Nágella passou mais de uma década na mesma empresa trabalhando com gestão ambiental. Entretanto, sempre se interessou pela internet e tinha o hábito de ajudar os amigos com posts pras redes sociais e gostava de se aventurar em plataformas de design.

“Mesmo quando não tínhamos muitos seguidores, muita gente interagia com nossas publicações. Comecei a pensar se era aquilo que eu queria. Foram dois anos de dupla jornada e há um ano o resultado financeiro veio. Foi aí que se tornou meu trabalho”, conta.

Tudo se encaminhou para que a blumenauense se dedicasse ao perfil. Enquanto ela já se preparava fazendo um “pé de meia”, a empresa em que ela trabalhava foi vendida e saiu de Blumenau. Para ter uma maior sensação de segurança e complementar a renda, Nágella também começou a trabalhar como corretora de imóveis. Porém, a renda principal dela atualmente é a internet.

Início despretensioso

Casada com o veterinário Frantchesco Locatelli Boeing, Nágella decidiu vendeu o apartamento no qual morava após o casal comprar um sobrado. Entretanto, o que ela não esperava, foi que logo conseguiria um comprador e teria que sair de casa.

Durante os primeiros seis meses da pandemia, no início de 2020, a blumenauense acabou morando com a sogra. Com a economia, o casal investiu nos móveis do novo lar e tocou a obra até outubro.

Apaixonada por registrar momentos, ela começou a postar sobre o processo no Instagram e logo percebeu o resultado. Percebendo que o conteúdo “caseiro” era o que gerava mais identificação com o público, o investimento dela foi em estudar marketing digital.

“Quando algo é muito elaborado, não gera tanto engajamento, porque as pessoas não se sentem identificadas. O que eu queria era entender o comportamento das pessoas e, com isso, alcançar os públicos certos”, conta.

Durante os dois primeiros anos, Nágella se dividia entre o emprego fixo e a produção de conteúdo. Com isso, acabava trabalhando muitas noites à dentro e fins de semana. Mesmo agora, focando nas redes sociais, ela reconhece que ainda não alcançou uma rotina ideal.

“Quem empreende sabe que é necessário abrir mão de muita coisa no começo. No meu caso, abro mão do meu tempo. Trabalho de segunda a segunda. Além da ansiedade em mudar de carreira. Ainda não me acostumei e sei que vai levar um tempo. Mas não voltaria atrás da decisão, to bem contente”, celebra.

Tornando o hobby rentável

Em dezembro do ano passado, Nágella oficializou o CNPJ da @sobradobnu e passou a investir mais na produção. Outra mudança foi a migração de muitos conteúdos para o TikTok, onde o perfil logo cresceu.

“Os públicos mudam muito de uma rede para outra. Eu me identifico mais com o Instagram, mas preciso estar presente no TikTok também. Passei a investir mais depois que um vídeo que tinha feito para o reels [do Instagram] viralizou lá”, lembra.

Enquanto no Instagram o @sobradobnu ultrapassou 105 mil seguidores, no TikTok já são mais de 139 mil. Foi com estes números e um engajamento alto que Nágella conseguiu converter o que começou como um hobby em um emprego rentável.

Atualmente, ela trabalha com grandes empresas da região, como Havan, Sam’s Club, Construcolor, Teka, Copa&Cia, entre outras. A grande maioria sendo blumenauense, o que faz com que Nágella precise adaptar as propagandas.

“Para mim, criar conteúdo é trazer informação relevante. Você nunca vai me ver postando uma foto da loja e chamando as pessoas para irem lá. Eu vou produzir um vídeo com dicas que todo muito pode aproveitar, não só quem mora aqui. Aí, junto disso, indico quem me contratou. Não quero publicar uma propaganda vazia”, ressalta.

Da obra à rotina

Dentre os nichos do @sobradobnu estão desde as etapas de construção, reforma e decoração, até assuntos como rotina de limpeza, mesa posta e design. Apesar de não conhecer outros produtores de conteúdo da área dela e admitir que é difícil converter as parcerias na região em dinheiro, Nágella é enfática: “não me vejo morando em nenhum outro lugar do mundo que não seja Blumenau”.

Mesmo investindo em conteúdos de qualidade, a blumenauense admite que muitos dos vídeos que bombam são os mais simples. Quanto mais natural, mais chances de trazer engajamento, explica ela. Além de sempre focar em trazer conteúdo informativo sem enrolação.

“Tem coisa que fico na dúvida de postar, porque não achei bom suficiente, e são os que bombam. Uma coisa que as pessoas adoram ver sou eu limpando o banheiro. Brinco que gostam de me ver sofrer, mas é a curiosidade”, relata.

@sobradobnu #asmr #asmrcleaning #asmrclean #limpeza #faxina #donadecasa ♬ Love You So – The King Khan & BBQ Show

Para não ficar refém de plataformas específicas, Nágella tem vontade de diversificar o conteúdo. Ela já pensou em produzir um podcast e pretende ir para o YouTube. Entretanto, admite que são formatos que dão mais trabalho do que os que ela já produz.

“Não dá pra apostar tudo em um só lugar, mas preciso me organizar para levar o que tenho para o YouTube. Teria que regravar todos os meus vídeos e trazer mais detalhes. Produções que levam mais tempo e custam mais. Até porque, se é pra fazer, faço questão de fazer bem feito”, conclui.

@sobradobnu Movel executado pelo @ fauromoveis (na rede vizinha vc acompanha mais desse projeto) #moveis #moveissobmedida #homedexor #projetos #quartoinfantil ♬ som original – Sobradobnu

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo