X
X

Buscar

Blumenauense Marina Mosimann, fundadora da primeira galeria de arte de Joinville, morre aos 86 anos

Ela também foi diretora do Museu de Arte de Joinville

Marina Mosimann, fundadora da primeira galeria de arte de Joinville, faleceu nesta terça-feira, 17, aos 86 anos. Marina era natural de Blumenau.

Nos anos 1970, a galerista e gestora pública mudou-se para Joinville e teve um papel de destaque nas artes visuais da cidade.

“Hoje, Joinville e as artes catarinenses acordaram tristes. Soube cedo do falecimento da querida amiga Marina Mosimann aos 86 anos. Para mim, ela será sempre uma referência de acolhimento e amor pelas artes visuais”, publicou nas redes sociais Rodrigo Domingos, gestor da Dom Comunica.

Rodrigo relembra que, nos anos 1970, Marina criou o circuito de arte de Santa Catarina. Ela ainda comandou a Galeria de Arte Lascaux por mais de 20 anos e foi diretora do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Marina também foi vice-presidente do MAC Schwanke.

“Por sua atuação à frente de diversos organismos e institutos no campo da cultura, Marina é pensada e sempre será lembrada dentro da história das artes visuais de Santa Catarina. Meus sentimentos aos amigos, familiares e apreciadores da arte. Fica seu legado”, escreveu Rodrigo.

A Prefeitura de Joinville publicou uma nota de pesar lamentando a morte de Marina. “Neste momento de despedida, o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin solidarizam-se com os familiares e admiradores de Marina Mosimann, fundadora da primeira galeria de arte de Joinville e liderança em instituições de arte e cultura, que deixa um legado importante na história joinvilense”, diz a nota.

Leia também:
1. Candidato vereador de Blumenau é preso novamente investigado em operação contra atos do 8 de janeiro
2. Maior roda-gigante itinerante do Brasil será atração da Oktoberfest Blumenau
3. Acib promove segundo dia de conversas com os candidatos prefeito de Blumenau
4. Goleiro blumenauense paga 20 mil euros para rescindir com clube europeu e disputar Copa do Mundo de Futsal
5. Prefeitura de Blumenau adia concessão para modernizar 100% da iluminação pública


Veja agora mesmo!

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau: