X
X

Buscar

Blumenauense que vai estudar em Harvard participa do Encontro com Fátima Bernardes

História de Rafael José da Silva foi revelada pelo Município Blumenau há um mês

O blumenauense Rafael José da Silva, aprovado para um período de estudos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, participou do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, nesta terça-feira. O estudante de Medicina fez uma vaquinha online que arrecadou R$ 88 mil – a meta era chegar a R$ 50 mil.

No programa de televisão, Rafael falou sobre o que o motivou a escolher a medicina, da trajetória no ensino público de Blumenau até a primeira conquista, que foi a aprovação no curso de Medicina da Universidade de São Paulo. A importância da educação de qualidade no país foi exaltada, mas Rafael ressaltou que “os alunos que estudam em escolas públicas precisam perceber que têm chance de entrar em uma universidade de excelência. O principal é dedicação”, diz.

História revelada pelo Município Blumenau

O Município Blumenau foi o primeiro a revelar a história de Rafael, no dia 13 de outubro, quando a campanha via internet mal havia começado. Desde então, publicações nacionais, como Folha de S. Paulo e O Globo deram destaque ao feito do garoto.
O blumenauense nunca teve condições de estudar em escolas particulares, nem de fazer cursinho pré-vestibular. Aluno de escola pública, o pai é pedreiro. A mãe, empregada doméstica. Os estudos do rapaz de 19 anos dependeram sempre de duas coisas: do próprio esforço e da perseverança dos pais, que não permitiram que ele trabalhasse.

Aos 17 anos, Rafael foi aprovado no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), um dos mais disputados do Brasil. Completos os dois primeiros anos da graduação, obteve carta de aceite para intercâmbio de pesquisa na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Confira história completa neste link