Blumenauense recebe primeiro órgão transportado por helicóptero do governador
Coração foi levado de Brusque até Blumenau na manhã desta sexta-feira, 8
Após a decisão do governador Carlos Moisés de utilizar seu helicóptero de uso exclusivo para a realização de transporte de órgãos, a primeira vida salva com o uso da aeronave foi em Blumenau. O procedimento de transplante foi realizado na manhã desta sexta-feira, 8.
O órgão foi doado pelo brusquense Daniel Claudemiro Raspe, que faleceu após cair de uma altura de 4 metros. Ele doou oito órgãos no total, e além do coração foi transportado também material genético para Florianópolis. A intenção é descobrir se há compatibilidade para a doação de pâncreas e rins.
Segundo Joel de Andrede, coordenador da SC Transplantes, o helicóptero foi fundamental para que o paciente blumenauense sobrevivesse.
“Nos transplantes de coração e pulmão, a utilização de aeronave é importante para viabilizar o enxerto e permitir o procedimento na maior velocidade possível. Para um coração, entre parar e voltar a bater, são permitidas seis horas. A gente já contava com bom apoio de logística em Santa Catarina e agora veio mais este presente”, explica.
O governador Moisés tomou a decisão de disponibilizar o seu helicóptero para este procedimento na última quarta-feira, 6.