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Blumenauense tem aplicativo do auxílio emergencial hackeado e golpista limpa saldo da conta

Segundo ela, várias pessoas também surgiram em agência da Caixa com a mesma situação

Há cerca de duas semanas, a blumenauense Sheila Cristina Soares constatou um grave problema referente ao auxílio emergencial. Ela teve a sua conta do aplicativo Caixa Tem hackeada e o restante do seu benefício – maior parte ela já havia utilizado para o pagamento de contas – foi subtraído por um golpista.

Na data prevista para o saque da segunda parcela, ela relata que não conseguiu acessar o aplicativo utilizando a sua senha. Como tinha certeza do código, pediu para encaminhar um reset – ou reprogramação da conta – para o seu e-mail. Aí surgiu a primeira surpresa: o e-mail cadastrado não era o de Sheila, tampouco de algum endereço que ela conhecesse.

Ao consultar informações diretamente em uma agência da Caixa, ela foi informada que o dinheiro do seu benefício foi usado para um pagamento com cartão on-line. A atendente lhe informou que ela havia sido vítima de um hacker, assim como muitas pessoas que constataram o problema. “Eu estava na agência e verifiquei várias pessoas na mesma situação que a minha. Eles tiveram todo o valor subtraído”, afirma.

Os profissionais da Caixa realizaram o reset no aplicativo da blumenauense, porém ela constatou que, mais uma vez, foi vítima do hacker. Ela agora tem receio de que o próximo pagamento do benefício seja completamente utilizado pelos golpistas.

Posicionamento da Caixa

Após contato da reportagem, a Caixa Econômica Federal encaminhou uma nota com o posicionamento sobre esta situação que vem acontecendo em todo o país. A empresa também passa instruções de como se precaver dos golpistas virtuais.

Confira a nota na íntegra:

“A CAIXA disponibiliza serviços por meio de plataformas digitais para seus clientes desde o ano 2000, com a popularização da internet no país, sendo essa uma realidade e tendência maior a cada dia. Uma equipe especializada tem dedicação exclusiva para monitorar e prover segurança para os serviços digitais do banco, sendo atualmente o celular o canal mais seguro para a realização de transações. As maiores fragilidades de segurança hoje estão nos acessos realizados pelos próprios usuários de sites, mensagens ou aplicativos falsos.

A CAIXA ressalta que atua de forma conjunta com os órgãos de segurança pública para mitigar riscos de fraudes e garantir um nível adequado de segurança no pagamento do Auxílio Emergencial. A área de segurança do banco realiza o monitoramento e mapeamento de incidentes, em colaboração com os órgãos competentes, com o objetivo de coibir eventuais tentativas de fraudes. A equipe é especializada em segurança cibernética para prevenir, monitorar e atuar em todos os incidentes de segurança, que, para as instituições financeiras, são diários. Sempre que detectada suspeita de crime, a Polícia Federal é acionada e recebe todas as informações para as investigações e intervenções necessárias. São utilizados procedimentos e tecnologias de ponta para prevenir e remediar as ameaças com foco em manter adequado nível de segurança para os clientes e beneficiários do Auxílio Emergencial.

A CAIXA reforça que não envia e-mails ou mensagens pedindo informações ou e nem realiza ligações para os cidadãos, justamente para garantir a segurança do processo. O banco esclarece ainda que não envia SMS com link. Para assegurar que as transações dos clientes sejam feitas com segurança, a CAIXA utiliza diversos recursos para proteger as contas e operações financeiras. Mas apesar dos dispositivos de segurança nas plataformas digitais do banco, o cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber, desconfiando de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”. Dessa forma, qualquer tentativa de contato com o cidadão caracteriza-se como uma tentativa de fraude e deve ser desconsiderada, bloqueada e reportada aos órgãos fiscalizadores competentes.

Eventuais contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário diretamente em qualquer agência da CAIXA ou por meio do telefone 121. Para os casos em que houver comprovação de saque fraudulento, o beneficiário será devidamente ressarcido.”


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