Blumenauenses receberão prêmios da Academia Catarinense de Letras e Artes

Entrega da premiação acontece no dia 13 de dezembro

Os blumenauenses Leandro de Assis, Viegas Fernandes da Costa e Marcos Liesenberg, que já morreu, receberão, no dia 13 de dezembro, uma premiação da Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA).

Leandro é professor, diretor teatral e ator. Além disso, fundou o Instituto de Artes Integradas de Blumenau (INARTI), a 1ª Mostra de Sketches de Teatro Estudantil do Ensino Médio e O Grito – Cia de Theatro. Ele receberá o Prêmio Personalidade do Ano nas Artes Cênicas – Medalha Waldir Brazil.

O professor traz ainda em seu currículo a participação na organização de eventos como o Festival Catarinense de Teatro (FECATE), o Festival Universitário de Teatro de Blumenau (FUTB), o Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (FENATIB) e a Mostra de Talentos em Teatro Amador de Blumenau (MOTTAB). “É uma grande honra ser homenageado pela Academia. Um prêmio que dedico a toda sociedade, com a esperança de que a arte seja reconhecida e desfrutada por todos os públicos”, declara Leandro.

O escritor e professor de história Viegas Fernandes da Costa receberá a Medalha Paschoal Apóstolo Pítsica. Atuou como apresentador de programas de rádio e TV voltados à difusão literária, como “Dica de Literatura na Furb TV” e “Espaço IFSC”, além de editor do site “Sarau Eletrônico”. Foi colunista de veículos como Jornal de Santa Catarina e Jornal Mais Garopaba, crítico de teatro no FITUB e conselheiro universitário da Furb. Autor premiado, seu livro Sob a sombra da Tabacaria recebeu o Prêmio Catarinense de Literatura.

Já o tenor Marcos Liesenberg, como patrono da cadeira 40, ocupada pela nova acadêmica Kalinka Damiani, é outro homenageado.

Premiação da Academia Catarinense de Letras e Artes

Os prêmios são concedidos anualmente e contemplam literatos e artistas nas áreas das Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas e o Prêmio Conjunto da Obra. A entrega da premiação será na Sessão Solene de encerramento do ano acadêmico, às 19h30, no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis.

Leia também:
1. Após 17 horas de julgamento, saiba qual foi a sentença de mãe e padrasto que mataram menina de 3 anos em Indaial
2. Empresária de Gaspar morre no hospital após grave acidente na rodovia Ivo Silveira
3. Representante do MEC vem a Blumenau para conhecer patrimônio da Furb
4. Em plena luz do dia: PM flagra homem tentando furtar fios da iluminação de Natal da ponte do Centro em Blumenau
5. Rede de supermercados inova e abre vagas de trabalho somente aos fins de semana em Blumenau


Veja agora mesmo!

Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo