Blumenauenses receberão prêmios da Academia Catarinense de Letras e Artes
Entrega da premiação acontece no dia 13 de dezembro
Os blumenauenses Leandro de Assis, Viegas Fernandes da Costa e Marcos Liesenberg, que já morreu, receberão, no dia 13 de dezembro, uma premiação da Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA).
Leandro é professor, diretor teatral e ator. Além disso, fundou o Instituto de Artes Integradas de Blumenau (INARTI), a 1ª Mostra de Sketches de Teatro Estudantil do Ensino Médio e O Grito – Cia de Theatro. Ele receberá o Prêmio Personalidade do Ano nas Artes Cênicas – Medalha Waldir Brazil.
O professor traz ainda em seu currículo a participação na organização de eventos como o Festival Catarinense de Teatro (FECATE), o Festival Universitário de Teatro de Blumenau (FUTB), o Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (FENATIB) e a Mostra de Talentos em Teatro Amador de Blumenau (MOTTAB). “É uma grande honra ser homenageado pela Academia. Um prêmio que dedico a toda sociedade, com a esperança de que a arte seja reconhecida e desfrutada por todos os públicos”, declara Leandro.
O escritor e professor de história Viegas Fernandes da Costa receberá a Medalha Paschoal Apóstolo Pítsica. Atuou como apresentador de programas de rádio e TV voltados à difusão literária, como “Dica de Literatura na Furb TV” e “Espaço IFSC”, além de editor do site “Sarau Eletrônico”. Foi colunista de veículos como Jornal de Santa Catarina e Jornal Mais Garopaba, crítico de teatro no FITUB e conselheiro universitário da Furb. Autor premiado, seu livro Sob a sombra da Tabacaria recebeu o Prêmio Catarinense de Literatura.
Já o tenor Marcos Liesenberg, como patrono da cadeira 40, ocupada pela nova acadêmica Kalinka Damiani, é outro homenageado.
Premiação da Academia Catarinense de Letras e Artes
Os prêmios são concedidos anualmente e contemplam literatos e artistas nas áreas das Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas e o Prêmio Conjunto da Obra. A entrega da premiação será na Sessão Solene de encerramento do ano acadêmico, às 19h30, no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis.
Leia também:
1. Após 17 horas de julgamento, saiba qual foi sentença de mãe e padrasto que mataram menina de 3 anos em Indaial
2. Empresária de Gaspar morre no hospital após grave acidente na rodovia Ivo Silveira
3. Representante do MEC vem Blumenau para conhecer patrimônio da Furb
4. Em plena luz do dia: PM flagra homem tentando furtar fios da iluminação de Natal da ponte do Centro em Blumenau
5. Rede de supermercados inova e abre vagas de trabalho somente aos fins de semana em Blumenau
Veja agora mesmo!
Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade: