Completando dois anos de audiência, o Blumencast estreou sua terceira temporada nesta terça-feira, 10. Focado na história e em curiosidades blumenauenses, o podcast já conta com mais de 150 episódios entrevistando personalidades da cidade – como jornalistas, atletas, empresários, políticos, comediantes e, é claro, historiadores.
A nova fase também traz mais novidades: o casal André Cantoni e Joice Morastoni apostará em novos formatos para as redes sociais. Além do já consagrado podcast, eles produzirão também vídeos sobre as curiosidades de Blumenau e trarão dicas sobre a cidade.
“No YouTube traremos detalhes históricos aprofundados com fotos e vídeos. Já no Instagram traremos conteúdos mais rápidos e também outros mais contemporâneos, como listas de coisas que as pessoas não sabem sobre a cidade. “Nosso grande objetivo é nos tornarmos o arquivo histórico digital da memória de Blumenau”, ressalta André, host do podcast.
O perfil já conta com histórias rápidas da cidade e quadros como Você Sabia, trazendo curiosidades breves, e o Blumencast Gourmet, com dicas de ambientes gastronômicos de Blumenau e região. Nos próximos meses, novidades farão parte da programação.
Ver essa foto no Instagram
História do podcast
O Blumencast surgiu em dezembro de 2020, após o casal começar a consumir podcasts sobre vida fitness durante o isolamento social trazido pela pandemia. Foi quando André teve a ideia de criar um podcast focado em trazer personalidades que fizeram e fazem parte da história de Blumenau.
“Eu tenho uma coleção de livros sobre a história de Blumenau e sempre fui apaixonado pelo assunto. Em três dias, colocamos um celular no tripé na sala de casa e começamos a gravar. Com apenas 15 episódios a ACRC Imóveis quis nos patrocinar e passamos a gravar na sala de reunião deles”, relembra André.
O casal, que até então tinha uma marca de camiseta juntos, percebeu a oportunidade de focar no podcast. Em meio ano, André fechou a empresa e passou a trabalhar apenas com a criação de conteúdo. Um ano depois, foi a vez de Joice abrir mão do emprego CLT que tinha para também se dedicar apenas ao canal.
Crescimento rápido
Atualmente com mais de 4 mil inscritos no YouTube e 13 mil seguidores no Instagram, a audiência é representada por blumenauenses quase em sua totalidade. Apenas 20% são de fora da cidade, mas moram na região. Ou seja, o assunto local faz sentido.
“A ideia é ir além da história da cidade trazendo dicas sobre lugares de Blumenau que as pessoas nem conhecem ou nunca foram. Não é para turistas, e sim para blumenauenses que não costumam aproveitar a cidade, por não conhecer as opções”, explica Joice.
Questionados sobre a preocupação em ficarem sem convidados blumenauenses, o casal ri. Para o planejamento deste ano, já há mais nomes do que episódios possíveis. Além disso, entrevistados podem voltar para contar novas histórias.
“Às vezes os convidados falam coisas que ninguém sabia, nem mesmo a família. Um caso foi do seu Schmitt, que a filha comentou que não conhecia algumas histórias. E ter registrado isso logo antes do falecimento dele foi muito importante pra gente. Em alguns episódios, os convidados até choram e, nos fazem chorar.”, comenta Joice.
Dentre os convidados, estão os ex-prefeitos vivos de Blumenau, o padre João Bachmann, a jornalista Analice Nicolau e descendentes de importantes personalidades da cidade, como a tataraneta de Fritz Müller e o filho de Udo Schadrack (Casa Moellmann). “Pessoas que fizeram e fazem parte da história da cidade”, ressalta o host.
Expansão
Com o sucesso dos últimos meses, o casal optou por criar seu próprio estúdio de podcast, com direito a cenário temático e uma parede criada pelo artista blumenauense Jean Tomedi.
Ver essa foto no Instagram
O artista e arquiteto também é o primeiro convidado da terceira temporada. Assista ao episódio completo pelo YouTube ou ouça o áudio em todas as plataformas:
Procurados por muitas empresas da região para parcerias e conteúdos publicitários, o casal deve o fato a produzirem conteúdos criativos e muitas vezes, aliando publicidade com a história de Blumenau. “Não somos um portal de notícias nem um casal de influenciadores. Mostramos bastidores das nossas vidas, mas nosso foco é a cidade”, destaca André.