História do podcast
O Blumencast surgiu em dezembro de 2020, após o casal começar a consumir podcasts sobre vida fitness durante o isolamento social trazido pela pandemia. Foi quando André teve a ideia de criar um podcast focado em trazer personalidades que fizeram e fazem parte da história de Blumenau.
“Eu tenho uma coleção de livros sobre a história de Blumenau e sempre fui apaixonado pelo assunto. Em três dias, colocamos um celular no tripé na sala de casa e começamos a gravar. Com apenas 15 episódios a ACRC Imóveis quis nos patrocinar e passamos a gravar na sala de reunião deles”, relembra André.
O casal, que até então tinha uma marca de camiseta juntos, percebeu a oportunidade de focar no podcast. Em meio ano, André fechou a empresa e passou a trabalhar apenas com a criação de conteúdo. Um ano depois, foi a vez de Joice abrir mão do emprego CLT que tinha para também se dedicar apenas ao canal.
Crescimento rápido
Atualmente com mais de 4 mil inscritos no YouTube e 13 mil seguidores no Instagram, a audiência é representada por blumenauenses quase em sua totalidade. Apenas 20% são de fora da cidade, mas moram na região. Ou seja, o assunto local faz sentido.
“A ideia é ir além da história da cidade trazendo dicas sobre lugares de Blumenau que as pessoas nem conhecem ou nunca foram. Não é para turistas, e sim para blumenauenses que não costumam aproveitar a cidade, por não conhecer as opções”, explica Joice.
Questionados sobre a preocupação em ficarem sem convidados blumenauenses, o casal ri. Para o planejamento deste ano, já há mais nomes do que episódios possíveis. Além disso, entrevistados podem voltar para contar novas histórias.
“Às vezes os convidados falam coisas que ninguém sabia, nem mesmo a família. Um caso foi do seu Schmitt, que a filha comentou que não conhecia algumas histórias. E ter registrado isso logo antes do falecimento dele foi muito importante pra gente. Em alguns episódios, os convidados até choram e, nos fazem chorar.”, comenta Joice.